Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Amplie seu conhecimento sobre o Curso de Pedagogia EAD

Amplie seu conhecimento sobre o Curso de Pedagogia EAD

por Instituto Americano de Lins — publicado 19/01/2014 22h00, última modificação 19/02/2016 10h30
Amplie seu conhecimento sobre o Curso de Pedagogia EAD

É a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância.
Mercado de trabalho
Hoje o campo de trabalho é amplo, mas o mercado apresenta dificuldades em função do número de pessoas que desejam ingressar nele. Em termos de opções, o pedagogo pode atuar como professor na educação infantil (pré-escola), na educação fundamental I (professor do primeiro ao quinto ano), como coordenador ou supervisor de ensino, como orientador educacional, dirigindo suas ações ao acompanhamento do desenvolvimento dos alunos, e como diretor escolar.
Para cada função, o mercado exige experiência e qualificações que vão além da formação básica que a graduação oferece (competências desenvolvidas pela prática, cursos de extensão, pós-graduação).
Outras opções podem ser encontradas em organizações não vinculadas ao sistema oficial de ensino, como as ONGs (Organizações não governamentais), hospitais (na área denominada pedagogia hospitalar) ou em empresas (na área de treinamento e desenvolvimento profissional) passando pela educação à distância.
Curiosidade
Quase metade das matrículas de Pedagogia são em cursos a distância no Brasil. De acordo com o Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2010 – o mais recente disponível –, 47,87% dos estudantes cursam a graduação não presencial para se tornarem professores.
Mais de 273 mil alunos estão matriculados em cursos a distância, sendo apenas 12,29% deles em instituições públicas.

Confira o vídeo da Professora Silvia Perrone, Coord. do Curso de Pedagogia EAD Metodista: http://vimeo.com/74123678
Saiba mais em: http://www.metodista.br/ead/pedagogia
Inscrições e informações no Polo Lins: Rua Campos Sales 389 ou pelo telefone (14) 3533-5500

registrado em: