Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos realizam atividades voltadas à Exposição “O olhar de duas gerações"

Alunos realizam atividades voltadas à Exposição “O olhar de duas gerações"

por Instituto Americano de Lins — publicado 12/03/2014 21h00, última modificação 19/02/2016 10h30
Alunos realizam atividades voltadas à Exposição “O olhar de duas gerações"

Os alunos dos sétimos e oitavos anos do ensino fundamental II do Instituto Americano de Lins estão realizando atividades multidisciplinares voltadas à Exposição “O olhar de duas gerações” do linense Manabu Mabe e de seu neto Dan Mabe. Eles estão atentos às visitações para realizarem trabalhos nas disciplinas de Produção textual, Artes e História na sala de aula. Posteriormente, os melhores trabalhos deverão ser catalogados, digitalizados e incorporados ao acervo digital que faz parte da coleção dos artistas.
Com autorização dos pais e acompanhados pelo Professor Mauro Ribeiro e de um auxiliar escolar, os alunos se deslocam até o Museu Histórico e arqueológico de Lins e acompanham atentamente as explicações das guias turísticas municipais, além das intervenções do docente que servem para orientá-los quanto ao modo de produzir os trabalhos no ambiente escolar.

Quanto à disciplina de Produção textual, os alunos produzirão os gêneros textuais ´dissertação´ e ´resenha´, enquanto na disciplina de Artes ministrada pela Professora Armanda deverão ser trabalhados desenhos e cores. Na disciplina de História ministrada pela Professora Cilnéia e Ruth, os alunos deverão pesquisar e produzir trabalhos referentes ao município de Lins, à imigração japonesa e outros aspectos que abrangem a vida dos artistas.

Os alunos tem demonstrado interesse no processo de criação dos artistas, nas obras de arte e nos meios de acessos digitais que, através de um tipo de código de barras, leva-os diretamente às obras que estão hospedadas no blog do Museu Histórico e Arqueológico de Lins. Muitos deles sentiram-se emocionados ao conhecer a história do imigrante japonês que trabalhava na roça de café e podia pintar somente quando o serviço era interrompido pela chuva.

A Diretora Pedagógica Arlene Charântola ressaltou que os professores do IAL sempre tem a preocupação de trabalhar em conjunto para proporcionar um aprendizado mais amplo a seus alunos e, “incluir vida e obra de Manabu Mabe, mais seu neto, nas atividades curriculares, é uma das provas de que os alunos do IAL estão sempre obtendo profundos conhecimentos das artes, aperfeiçoando a escrita e reconhecendo o contexto histórico e social que abrange o olhar de duas gerações”.

Prof. Mauro Ribeiro

registrado em: