Alunos participam de atividade que estimula criatividade e imaginação
Aprender a aprender, estimular a criatividade e a imaginação. Estas são algumas das competências encontradas na base da proposta educacional brasileira. As crianças, em qualquer idade, já possuem uma base de conhecimento agregado e quando são orientadas da forma adequada pode permitir que os mesmos desenvolvam habilidades e capacidades. O que por sinal tem sido um dos temas mais debatidos em termos de competência quando se trata de apresentar um currículo.
A criatividade é algo nato do ser humano, contudo se isso não for cultivado ao longo do tempo, passará a ser apenas a bela história de um passado. Para alguns a criatividade é uma ideia que tenha valor, porém é comum existir um processo de aprendizado e erros para se chegar a tal ponto, onde a maturidade e o conhecimento se tornam uma base sólida para a inovação e novas descobertas intelectuais.
Foi com essa missão, que a proposta de trabalho foi desenvolvido com os estudantes do Ensino Fundamental I. A princípio foi solicitado um desenho de uma possível ideia para a criação de algo que trouxesse soluções, melhorias ou simplesmente novas ideias. Após esta primeira etapa, os alunos foram estimulados a fazer algo prático, usando materiais comuns como papelão, plástico e cola. E utilizando esses materiais eles colocariam a sua obra de arte no plano da existência, afinal uma boa ideia não pode ficar apenas no papel.
Há uma rede de conhecimentos embutido em um simples processo como esse, desde coordenação, planejamento, organização e síntese de pensamentos.
A ciência é pesquisa gerando conhecimento. A ciência move e transforma. A criatividade estimula a imaginação e assim conseguimos gerar um ambiente saudável, orgânico e que facilite o avanço em inteligência e aprendizado dos nossos alunos.