Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos dos sextos anos do IAL tiveram aula com participação do “Super Leitor”

Alunos dos sextos anos do IAL tiveram aula com participação do “Super Leitor”

por Instituto Americano de Lins — publicado 30/10/2014 22h00, última modificação 19/02/2016 10h31
Alunos dos sextos anos do IAL tiveram aula com participação do “Super Leitor”

Nesta semana, alunos dos sextos anos I, II e III do Instituto Americano de Lins (IAL), tiveram uma aula especial da disciplina de Produção textual, oportunidade em que conheceram um personagem que estimula o gosto pela leitura: o “Super Leitor”,  herói inspirado no Super Why do canal Discovery Kids. À medida que os problemas dos amigos vão surgindo, busca-se o que se deve saber nos livros e resolvem as situações em que se encontram a língua portuguesa, sempre com o Poder da leitura. Segundo informações da coordenação pedagógica, o estímulo à leitura é diário e persistente nas salas de aulas, mas trabalhos extras-classes são muito importantes para enriquecer e complementar essas informações.

O Professor Mauro Ribeiro, idealizador do projeto, diz que o objetivo principal é mostrar aos alunos que a leitura é o meio mais prazeroso e mais poderoso modo de obter conhecimentos linguísticos e humanos: “o poder deste personagem é magnífico, ler e compartilhar as leituras pode mudar vidas! Lendo, cultuamos nossa língua e enriquecemos nossa visão de mundo”.

Ele completa dizendo que assistia o desenho com sua filha e começou a brincar fazendo adaptações para a realidade escolar dela. Na semana passada apresentou-se no Pré II do Ialzinho e esta semana fez outra adaptação para o segmento ensino fundamental II, onde percebeu “muitos olhinhos a brilhar, admirando o personagem, gravando-o na memória e no coração para sempre” . Para finalizar, o professor declarou que ser lembrado por muitos anos, que marcou de alguma forma esse momento vivido pelos alunos é a comprovação da alegria de trabalhar com amor à profissão, é o momento mais feliz da vida profissional. Que vale a pena.

A história criada e editada pelo professor de produção textual conta a história de um menino que vivia triste, sozinho no sofá assistindo TV ou olhando para o celular. Certo dia começou a se transformar no próprio sofá, até que três anjos da guarda interviram e pediram para ele começar a ler os livros que tinha ganhado de presente mas que nunca tinha visto. Depois dos primeiros livros, ele volta a brincar, a correr, a conversar com seus pais e é reconhecido e adorado na escola por ser um Super Leitor que acaba transformando todos amigos em super leitores.

O projeto pedagógico, resigstrado no site da instituição, teve a colaboração das auxiliares dos sextos anos, Ana, Juliana e Fran , da sonoplastia do técnico Ivan; das professoras dos quintos anos Michele e Cidinha, das Coordenadoras Tânia Jaloreto e Lívia e da Diretora pedagógica Arlene Magda Charântola.

registrado em: