Alunos dos sextos anos do IAL tiveram aula com participação do Super Leitor
Nesta semana, alunos dos sextos anos I, II e III do Instituto Americano de Lins (IAL), tiveram uma aula especial da disciplina de Produção textual, oportunidade em que conheceram um personagem que estimula o gosto pela leitura: o “Super Leitor”, herói inspirado no Super Why do canal Discovery Kids. À medida que os problemas dos amigos vão surgindo, busca-se o que se deve saber nos livros e resolvem as situações em que se encontram a língua portuguesa, sempre com o Poder da leitura. Segundo informações da coordenação pedagógica, o estímulo à leitura é diário e persistente nas salas de aulas, mas trabalhos extras-classes são muito importantes para enriquecer e complementar essas informações.
O Professor Mauro Ribeiro, idealizador do projeto, diz que o objetivo principal é mostrar aos alunos que a leitura é o meio mais prazeroso e mais poderoso modo de obter conhecimentos linguísticos e humanos: “o poder deste personagem é magnífico, ler e compartilhar as leituras pode mudar vidas! Lendo, cultuamos nossa língua e enriquecemos nossa visão de mundo”.
Ele completa dizendo que assistia o desenho com sua filha e começou a brincar fazendo adaptações para a realidade escolar dela. Na semana passada apresentou-se no Pré II do Ialzinho e esta semana fez outra adaptação para o segmento ensino fundamental II, onde percebeu “muitos olhinhos a brilhar, admirando o personagem, gravando-o na memória e no coração para sempre” . Para finalizar, o professor declarou que ser lembrado por muitos anos, que marcou de alguma forma esse momento vivido pelos alunos é a comprovação da alegria de trabalhar com amor à profissão, é o momento mais feliz da vida profissional. Que vale a pena.
A história criada e editada pelo professor de produção textual conta a história de um menino que vivia triste, sozinho no sofá assistindo TV ou olhando para o celular. Certo dia começou a se transformar no próprio sofá, até que três anjos da guarda interviram e pediram para ele começar a ler os livros que tinha ganhado de presente mas que nunca tinha visto. Depois dos primeiros livros, ele volta a brincar, a correr, a conversar com seus pais e é reconhecido e adorado na escola por ser um Super Leitor que acaba transformando todos amigos em super leitores.
O projeto pedagógico, resigstrado no site da instituição, teve a colaboração das auxiliares dos sextos anos, Ana, Juliana e Fran , da sonoplastia do técnico Ivan; das professoras dos quintos anos Michele e Cidinha, das Coordenadoras Tânia Jaloreto e Lívia e da Diretora pedagógica Arlene Magda Charântola.