Alunos dos oitavos anos ampliam conhecimento sobre gêneros textuais
Depois de introduzir o aprendizado sobre o gênero textual “carta” na sala de aula, alunos dos oitavos anos do ensino fundamental II do IAL ampliaram o conhecimento sobre o assunto através de uma palestra proferida pelo funcionário da Agência de correios de Lins, Rogério Mendonça, realizada no salão nobre da instituição.
No início, a Diretora pedagógica Arlene Charantola agradeceu a presença do convidado e falou aos alunos sobre a importância da aula diferenciada. “Mais uma vez o IAL demonstra a capacidade de inovação pedagógica que visa um aprendizado completo porque todo o conteúdo programático deve ser enriquecido com informações extra-classe, pesquisas e outros meios de informação. Aproveitem a visita deste profissional para complementar os ensinamentos adquiridos em sala de aula.”
A abordagem iniciou-se com um breve histórico dos correios, desde sua origem européia até a chegada no então império do Brasil no ano de 1842. A evolução das correspondências, programas sociais, e a ampliação dos serviços prestados também fizeram parte das informações trazidas aos alunos. Na sequência, os alunos obtiveram informações sobre o envio de cartas comercias e sobre as cartas pessoais, suas principais características, exigências institucionais, entre outros.
Na sala de aula, os alunos fizeram perguntas sobre algumas observações feitas durante a palestra e escreveram uma carta pessoal do próprio punho, comprovando o aprendizado desta atividade complementar ao conteúdo programático da disciplina de Produção textual.
O Prof. Mauro Ribeiro lembrou que o mundo está sofrendo uma grande inovação tecnológica, mas salientou que muitos vestibulares ainda aplicam nos vestibulares o gênero textual “carta”. No final, agradeceu à coordenação, à direção pedagógica e às professoras Márcia Tacconi e Gisele que propiciaram o encontro.
Profº Mauro