Você está aqui: Página Inicial / Notícias / aluno do curso de Gestão Ambiental André Arantes, fez um pequeno artigo em comemoração ao Dia da Águ

por Instituto Americano de Lins — publicado 26/03/2012 21h00, última modificação 19/02/2016 10h27

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (que ocorre no dia 22 de Março), estou antecipando este assunto tão importante por aqui, a importância da água para o planeta.

Você sabia que menos de 3% da água do mundo é água doce e que 2% está concentrados em geleiras inacessíveis? Com isto, 1% da água da Terra está disponível para consumo humano.

A água para abastecimento humano pode ser da torneira (canalizada pela estação de tratamento de água - ETA), água mineral (contém sais minerais benéficos à saúde), água de mina (derivadas de formação subterrânea), água purificada (água previamente tratada), água artesiana (proveniente de poços profundos) ou água gaseificada (sofre adicionamento de dióxido de carbono - CO2).

A importância da água para a vida

A água é tão importante para a vida que os primeiros organismos formaram-se nela. Durante a evolução das espécies, a dependência da água pelos seres vivos foi um fator marcante. Conforme os organismos iam evoluindo, ficavam cada vez menos dependentes da água para sobreviver, pois conseguiam conservar água no seu corpo. Os anfíbios, por exemplo, precisam estar sempre com a pele úmida e para isso ficam perto de lagos ou lagoas. Já os seres humanos conservam água corporal e precisam apenas repor a perda normal de água pelo corpo (urina, suor, etc).

A água é o principal componente do corpo humano. Ela compõe de 60% a 70% do nosso peso corporal, faz regulação térmica e é essencial para as funções orgânicas, atuando como transportadora dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, além de facilitar a eliminação, através da urina, de toxinas acumuladas.

O Brasil detém a maior reserva de água doce da Terra, 12% do total mundial.

Estudo realizado pela ONU em 2007 informou que em 20 anos faltará água para 60% do mundo. Acha isto difícil de acontecer? Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas já não tem acesso à água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias.
Todos os anos 1 milhão e meio de pessoas morrem por falta d'água, 90% das quais crianças com menos de 5 anos de idade. Todos os anos 10 milhões de pessoas morrem metade com menos de 18 anos, com doenças provenientes de água contaminada.

Diante disso você já pensou em como você pode contribuir para não agravar este quadro?

O que nós moradores da nossa querida Lins podemos fazer para preservar nossos córregos e rios?

Nossa cidade é cortada pelos córregos Campestre e Barbosinha e não tão distante da cidade temos o rio Dourado. Muitas vezes podemos observar garrafas pet, lixo, pedaços de madeira, pneus velhos, latas, enfim uma gama variada de detritos jogados nas águas destes dois córregos e rio. Algumas pessoas que agem desta forma estão contribuindo “in loco” para a degradação das águas e conseqüentemente para a extinção da flora e fauna existentes nestes corpos d’água.

Vamos combater este mau exemplo, mudando nossas atitudes e das pessoas que já estão acabando com as fontes de água potável.

A natureza é maravilhosa e nos fornece uma fonte inesgotável de vida, mas precisamos cuidar dela.

Fonte:

André Luis Gonçalves Arantes