Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / O que significa o Natal?

O que significa o Natal?

por admin publicado 02/12/2015 15h56, última modificação 02/12/2015 15h56

Em cada Natal, há a renovação do anúncio contido nos Evangelhos (Lucas 2): Nasceu uma criança entre nós!

Pensar no Natal é refletir sobre o significado da natalidade porque, no nascimento da criança de Belém, apareceu a voz que proclamou o Amor pelo mundo. A voz que instaurou a responsabilidade humana através do Amor - Amor por tudo aquilo que é criado, através da coletividade humana.
Na natalidade da criança de Belém, o mundo recebe a novidade. É a novidade que o nascimento de Jesus trouxe ao mundo, anunciando uma outra sociedade para Israel. Uma sociedade baseada na igualdade, na tolerância e na autonomia dos cidadãos.
Se a novidade que cada nascimento traz renova o mundo e a vida é porque, novamente, a criança de Belém, a cada Natal, aponta a nossa responsabilidade para com a infância.
Responsabilidade porque as crianças representam o novo - elas podem re-criar a vida com as suas novas açes. Aí, está o sentido do nosso cuidado para com todas as crianças (brancas, negras, índias, ricas, pobres...) porque elas possuem a novidade que pode romper com a repetição de normas e leis que matam a vida boa para todos e, assim, elas refazem as relaçes com o mundo e a vida.
Neste Natal, vamos lembrar que a coisa mais bonita que há é o nascimento da criança de Belém - unicamente porque ele nos faz olhar para as nossas crianças.
No significado do Natal há o desafio: com que crianças queremos conviver?

Bíblia para a garotada
ARENDT, Hannah. A condição humana ([1958]2000, cap.V)

Horizontina Canfield
Pastoral Escolar