Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / Aos (as) Amigos (as) Digitais

Aos (as) Amigos (as) Digitais

por admin publicado 02/12/2015 15h56, última modificação 02/12/2015 15h56

Ao grupo de alunos (as) do Colégio Metodista e funcionários da Higiene Ambiental do IMS

Vivemos numa realidade de digitalização das amizades. Perdemos gradativamente o hábito de nos encontrarmos, de conversarmos, de sairmos, de comermos juntos.
Para encontrar um amigo (a), não vou mais à casa dele. Ligo meu computador, abro meu "Messenger" e procuro quem está "on-line".

As amizades foram digitalizadas. Não convivemos mais. Tenho uma teoria de que o mundo virtual deu certo porque assim não temos que nos decepcionar com as pessoas. Não convivemos, não vemos, não conhecemos os limites do outro e nem eles os nossos limites. Assim nos afastamos, cada vez mais, digitalizando as amizades.

O PROJETO AMIGOS DIGITAIS vai bem além de aulas de informática. Ele é um desafio para aproximação. Não apenas entre conhecedores e não conhecedores da informática.
O Projeto serve para a aproximação entre jovens e adultos, serve para a aproximação sem preconceito, sem exclusão. É a abertura para o diálogo, para o aprendizado.
Esse projeto, do qual você participa, vai além de meras aulas de informática. Ele tem como objetivo direto, proporcionar a sua inclusão no mundo digital.

Mas o que aconteceu não foi somente isso. Amizades foram geradas, conhecimentos foram trocados, vidas foram partilhadas neste tempo.
Por isso, ao final deste ano, você, aluno (a)/professor (a) fez bem mais que dar aulas, você aprendeu na prática o que é ser solidário (a) e inclusivo (a).

E vocês, funcionários (as)/alunos (as) da higiene ambiental, receberam não só conhecimentos, mas também partilharam suas experiências de vida.
Ainda é possível ter amigos (as) sem digitalizar as amizades!
Que Deus os abençoe neste final de ano e que 2008 seja uma nova oportunidade para fazer novos amigos.

Revdo. Cesar Roberto
Pastoral Universitária e Escolar