Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Turmas do 7º e 8º ano visitam exposição “Memórias na pista” na UFSM

Turmas do 7º e 8º ano visitam exposição “Memórias na pista” na UFSM

por Caroline Costa publicado 19/06/2019 17h02, última modificação 29/07/2019 14h56

Na manhã nublada da segunda-feira, 17 de junho, os estudantes do 7º e 8º ano do Colégio Centenário realizaram um passeio na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Às 8h os alunos embarcaram de ônibus para o campus onde visitaram a exposição “Memórias na pista”.

A exposição é promovida pelo Departamento de Arquivo Geral (DAG) da UFSM, como atividade integrante da 3ª Semana Nacional de Arquivos. Composto por 16 painéis espalhados na pista multiuso da Avenida Roraima, o circuito narra a construção dos prédios da Universidade, resgatando as memórias de cada local.

                                       

                                       

O passeio teve início no arco de entrada do campus e foi até o hall do prédio da Reitoria, onde estavam expostos os desenhos feitos pelos estudantes durante a oficina “Desenhando Arquivos”, realizada pelo DAG nos dias 30 e 31 de maio no Colégio Centenário (confira a notícia sobre a oficina, neste link). Durante a caminhada, as turmas foram guiadas por dois monitores do DAG, que explicaram detalhes acerca da construção dos prédios.

                                     

                                         

Confira o álbum completo publicado em nossa página do Facebook     

Saiba mais sobre a exposição Memória na Pista, neste link

 

Semana Nacional de Arquivos

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos.

Em sua 3ª edição, a Semana Nacional de Arquivos deste ano tem como tema “Desenhando os arquivos”, que se alinha com o tema proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) para o Dia Internacional dos Arquivos de 2019 – Designing the Archives.

Para a semana, o DAG organizou um projeto de extensão com diversas atividades, como exposições, oficinas e palestras. A programação iniciou no Colégio Centenário e seguiu sendo realizada em outras instituições.

Assessoria de Imprensa