Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do Colégio Centenário realizam atividade de Educação Patrimonial

Alunos do Colégio Centenário realizam atividade de Educação Patrimonial

por Caroline Costa publicado 31/05/2019 13h14, última modificação 31/05/2019 14h56

Nos dias 30 e 31 de maio, o Departamento de Arquivo Geral (DAG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou no Colégio Centenário a oficina “Desenhando Arquivos”. A atividade de Educação Patrimonial integra a programação alusiva à 3ª Semana Nacional de Arquivos, que acontece de 3 a 8 de junho em todo o Brasil.

A oficina é promovida como parte de um projeto de extensão da UFSM denominado “DAG na Terceira Semana Nacional de Arquivos”, que é coordenado pela arquivista do DAG, Cristina Strohschoen. O projeto também conta com a participação da mestranda em Patrimônio Cultural e coordenadora de comunicação e marketing do Instituto Metodista Centenário, Carina Bohnert.

A primeira turma a participar da oficina foi a do 7º ano, na manhã da quinta-feira, 30 de maio. Já nesta sexta-feira, 31, a atividade foi com os alunos do 8º ano.  Na oficina, que ocorreu durante a Aula de Artes, os alunos fizeram a releitura de fotografias do acervo arquivístico da UFSM, com imagens do Colégio Centenário. As fotos atuam como um material interdisciplinar de educação e de patrimônio cultural.

Antes da visita da Universidade Federal, a professora de Artes do Colégio Centenário, Cirlene Ereno, realizou algumas atividades com os alunos durante suas aulas, a fim de desenvolver as habilidades necessárias para a oficina.

Os trabalhos produzidos pelos alunos do Colégio Centenário durante as oficinas serão expostos de 3 a 7 de junho no hall de entrada da Reitoria da UFSM. A exposição será aberta para visitação da comunidade.

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos.

Em sua 3ª edição, a Semana Nacional de Arquivos deste ano tem como tema “Desenhando os arquivos”, que se alinha com o tema proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) para o Dia Internacional dos Arquivos de 2019 – Designing the Archives.

Para a semana, o DAG organizou um projeto de extensão com diversas atividades, como exposições, oficinas e palestras. A programação inicia no Colégio Centenário e segue sendo realizada em outras instituições.

Saiba mais sobre a programação da Semana Nacional de Arquivos da UFSM neste link.