Você está aqui: Página Inicial / Colégio Centenário prepara volta às aulas com Seminário Pedagógico

Colégio Centenário prepara volta às aulas com Seminário Pedagógico

por tanara.cargnelutti publicado 12/02/2021 17h18, última modificação 12/02/2021 18h36

Enquanto os estudantes recarregam as energias nos últimos dias de férias, a equipe pedagógica e os professores do Colégio Centenário estão na reta final dos preparativos para a volta às aulas, que este ano ocorrerá em dois dias: 22 e 24 de fevereiro. Saiba mais clicando aqui

Nesta semana, entre os dias 8 e 11 de fevereiro, os professores da Educação Básica do Colégio Centenário participaram do Seminário Pedagógico, que desta vez ocorreu de maneira virtual, por meio de videoconferências. A atividade é realizada todos os anos, e tem como propósitos principais: capacitar e qualificar o corpo docente, apresentar orientações sobre o retorno às atividades e proporcionar momentos de reflexão e planejamento acerca dos projetos para o ano de 2021.

Na programação houveram palestras, oficinas e capacitações, com o objetivo de atualizar os profissionais para as aulas do novo ano, que para a maior parte das turmas, devido a pandemia, será inicialmente por meio do ensino remoto, com aulas virtuais.

A primeira atividade do Seminário ocorreu na tarde da segunda-feira, (08), nas dependências da instituição, onde se reuniram as professoras das turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Primeiramente, as docentes participaram de um treinamento com o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) do Instituto Metodista Centenário. Saiba mais sobre o COE neste link. O treinamento foi realizado com o intuito de apresentar o Centro às professoras e passar as orientações de medidas de prevenção ao Covid-19, além de informar a respeito dos cuidados que deverão ser adotados no decorrer dos encontros presenciais.

Em seguida, as professoras visitaram as salas de aula a serem utilizadas. Os espaços foram reestruturados e sinalizados, respeitando o distanciamento obrigatório entre alunos e professores.

Já na terça-feira, (09), todos os docentes da escola participaram de uma videoconferência, um momento de boas-vindas, acolhimento e reflexão, realizado com o intuito de incentivar e contribuir positivamente na preparação do semestre. A pastora Ângela Dias foi quem fez a abertura. Houve um momento devocional, com orações e reflexões acerca das atuais circunstâncias enfrentadas na área educacional.

Também participou da ocasião o diretor do Instituto Metodista Centenário, Walter Chalegre dos Santos. Ele acolheu os novos docentes e falou sobre estar confiante e otimista para a volta das atividades. “Quero desejar um ótimo retorno e também parabenizar a todos. Cada um que está aqui hoje, de alguma forma, fortaleceu a nossa equipe. Estamos de parabéns pela trajetória que tivemos em 2020. Que tenhamos um início de ano de muita alegria, para continuarmos em nossa missão”, refletiu o professor.

O cronograma do Seminário seguiu até a quinta-feira (11), durante o turno manhã e tarde, com momentos de planejamento, atividades de capacitação e palestras com temáticas pertinentes ao contexto educacional de 2021.