Você está aqui: Página Inicial / Saiba o que é e como atua o COE do Instituto Metodista Centenário

Saiba o que é e como atua o COE do Instituto Metodista Centenário

por tanara.cargnelutti publicado 09/02/2021 16h29, última modificação 09/02/2021 16h37

Em agosto de 2020, o Instituto Metodista Centenário (IMC) implementou o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE). Formado por colaboradores, o COE tem como objetivo geral estabelecer medidas de segurança e monitorar a infecção do vírus em todos os setores da Instituição, desde funcionários até estudantes.

O Centro foi instituído de acordo com o Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus e a Portaria Conjunta SES/SEDUC/RS Nº01/2020. Tais documentos estabelecem medidas de prevenção ao Covid-19, que devem ser adotadas por todas as instituições de ensino para o retorno às atividades presenciais, sejam acadêmicas ou profissionais.

Assim, entre as diversas atribuições realizadas, o centro é o responsável por orientar a respeito da proteção individual e coletiva contra o Covid-19, implementar segurança no retorno às atividades presenciais e garantir o cumprimento das normas de higienização obrigatórias.

Conforme a coordenadora do COE, Niriellen Bairros, o grupo iniciou ações de sinalização de toda a unidade em agosto de 2020, mês em que teve o Plano de Contingência aprovado. Desde então, apresenta todas as medidas de prevenção necessárias para a retomada gradual das atividades presenciais.

"O COE implementado no IMC é de extrema relevância neste momento de retorno, pois, dará todo o suporte necessário para os alunos, pais e funcionários para que todas as atividades presenciais ocorram em segurança”, salienta Niriellen.

No entanto, a coordenadora explica que mesmo com todas as regularidades apresentadas, ainda não será possível o retorno presencial de todas as atividades do Colégio e Faculdade Centenário uma vez que as Instituições de Ensino dependem da autorização de órgãos competentes para retomar com o ensino presencial. No momento, de acordo com consulta ao COE Municipal apenas as atividades de apoio pedagógico e Educação Infantil que estão autorizadas a retomada presencial, além das atividades práticas do Ensino Superior que já haviam sido retomadas ainda em 2020. A Instituição está se preparando para o retorno gradual dos demais níveis.

Fique por dentro das ações realizadas pelo COE-local:

- Elaborar o Plano de Contingência, bem como articular com o COE Municipal as medidas de controle que serão aplicadas;

- Manter a comunidade escolar informada a respeito dos cuidados que deverão ser adotados para a retomada das atividades;

- Organizar a implementação das orientações;

- Manter a rotina de monitoramento dos protocolos garantindo a execução diária dos mesmos;

- Manter informado o COE-Municipal sobre casos suspeitos ou confirmados de COVID-19;

Confira no vídeo o depoimento da integrante do COE, Gabrielle Loureiro, sobre as medidas de segurança implementadas na instituição.