Você está aqui: Página Inicial / XXV Congresso Infantil encerra com passeata para o “Consumo Consciente”

XXV Congresso Infantil encerra com passeata para o “Consumo Consciente”

por ana.stahler — publicado 08/07/2016 17h38, última modificação 11/07/2016 12h48
XXV Congresso Infantil encerra com passeata para o “Consumo Consciente”

Encerrou, nesta sexta-feira (8), o XXV Congresso Infantil do Colégio Metodista Americano, com uma passeata em prol do “Consumo Consciente”. As crianças saíram em caminhada do Colégio até a Igreja Metodista Wesley, com cartazes e palavras de ordem sobre reutilização, cuidado com o meio ambiente e consumo consciente, chamando a atenção das pessoas que por ali passavam. No turno da manhã,os alunos dos Colégios Metodistas Americano e União foram acompanhados da Equipe Pedagógica e Diretiva, além de monitores e a Brigada Militar, no turno da tarde, por serem quase 600 participantes houve a  participação de equipe de segurança da Escola, da Brigada Militar e da EPTC.

No culto, muito emocionada a Diretora Marilice Trentini de Oliveira saudou os alunos e convidou a  pastora Maria da Graça Vilagran a iniciar a celebração especial. “Por que será que as pessoas querem acumular coisas? Por que são gananciosas? Eu acho que as pessoas têm um vazio muito grande em seu coração. Elas acumulam coisas porque falta alguma coisa. Falta amor, afeto e falta compreender que Deus nos ama de uma maneira muito especial e que não precisamos preencher a nossa vida com bens materiais. Temos o amor de Deus e ele está disponível a cada um de nós. E porque ele nos ama, ele nos chamou para sermos cooperadores (as), gente que ajuda a cuidar da sua criação. Ele entregou tudo isto para nós cuidarmos e precisamos cuidar com amor. Consumindo menos e respeitando a natureza, sendo consumidores conscientes”, destacou a Pastora Maria da Graça.

O evento que iniciou com uma apresentação teatral, na  quinta-feira (7), com o tema principal do Congresso - Consuma sem consumir o mundo em que você vive. “O tema foi escolhido porque estamos atentos às tendências da atualidade e interpretando as necessidades educativas de nossos tempos para a formação dos  estudantes, que, ainda crianças, elaboram sua visão de mundo e conceitos”, comenta a Supervisão da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Débora Heineck. Durante os dois turnos ocorreram apresentações. A Diretora Marilice  se fez presente durante as atividades e destacou a importância do XXV Congresso Infantil. “O Congresso é fundamental para nós, para juntos aprendermos”. Alguns alunos e alunas realizaram apresentações em que destacavam o consumo consciente e a criação de valores mais humanos e menos materialistas. A apresentação explicou os 5 Rs que são: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar. Outro tema bastante citado durante as atividades do Congresso foi o Lowsumerism que é uma ideia que trata sobre ser mais consciente e consumir menos. A proposta é repensar a lógica do consumo e não se deixar levar pelo impulso de ter. Um dos pesquisadores do Projeto, Eduardo Biz, enviou um vídeo para os alunos do Colégio Americano e destacou “agora somos aliados”.

Além da apresentação teatral, ocorreram oficinas ligadas ao assunto. “As oficinas foram o momento de colocar em prática e expressar-se sobre o tema, através de diversas abordagens. Cada turma desenvolveu, na oficina, uma atividade para representar e divulgar a aprendizagem construída”, comenta a Supervisão da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Débora Heineck. Foram confeccionados painéis com mensagens de união para cuidar do Planeta Terra na oficina “Todos Juntos por um Mundo Melhor”, cabideiros customizados para a sala dos professores na oficina “Repensar e Reduzir” e um cordão com copos plásticos utilizados durante duas semanas na escola, na oficina “Pare e Pense”.

Os alunos ficaram empolgados com a oportunidade de plantar mudas de temperos e outras plantas, na oficina “Cultivando o que Consumimos”. As alunas do 3º ano do Ensino Fundamental explicaram que a lavanda, planta escolhida por muitos da turma, além de alegrar o ambiente com belas flores e um perfume delicioso, têm um papel importante para a saúde. “A lavanda espanta a o mosquito da dengue, além de deixar um cheiro bom no ar” – explicaram os alunos. As turmas ainda realizaram atividades de Troca-Troca, onde colocaram brinquedos/acessórios entre outros objetos que não usavam mais e trocaram com os colegas. “Gostei muito das atividades de Troca-Troca pois compartilhamos brinquedos e ideias. Quero fazer de novo, em casa, junto com meus amigos”, relata o aluno Carlos Eduardo, 9 anos. Outra oficina que teve grande sucesso foi o debate sobre Mídia e Consumo, coordenada pelo ex-aluno e Comunicador, Marco Vinícius Fonseca, o Capu.

Para ter acesso as fotos do Congresso Infantil, clique aqui.