Você está aqui: Página Inicial / Pedagógico / Projetos / Programa de Educação Bilíngue

Programa de Educação Bilíngue

O Programa de Educação Bilíngue em língua inglesa do Colégio Metodista Americano visa não somente a aprendizagem da língua como instrumento para a comunicação, mas também como meio de instrução para a construção de saberes em outras áreas do conhecimento.

O Programa, que foi implementado de forma gradativa, teve início em 2006 e em 2013 formou suas primeiras turmas de Ensino Fundamental. Em 2015, fizeram parte do Programa de Educação Bilíngue as turmas de 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental, todas contando com 7 períodos semanais. Em 2016, o Programa ainda contará com as turmas de 9º ano.

O ensino tem por objetivo potencializar o processo de aquisição da língua inglesa e as situações didáticas visam ampliar o vocabulário relacionado ao universo infanto-juvenil e às estruturas que fazem parte da comunicação rotineira da sala de aula. Elas guardam características de ludicidade e envolvem a integração de conteúdos curriculares através de jogos educativos, músicas, tarefas de compreensão oral, contação de histórias e outras atividades que estimulam o uso da língua.

As 7 horas de instruções semanais são distribuídas em 5 turnos regulares e um turno extra de aula. Destas horas, 4 horas semanais são dedicadas ao ensino da língua inglesa nos seus componentes estruturais e funcionais e as outras 3 horas semanais são dedicadas à disciplina de General Studies, que engloba estudos de história, geografia, ciências e conteúdos transversais ministrados em língua inglesa.

Desde 2013, os estudantes realizam provas de Certificação em língua inglesa.

TOEFL – Test of English as a Foreign Language

O Teste TOEFL Junior é um certificado internacional em inglês que avalia o nível de proficiência de estudantes a partir de 11 anos de idade até o Ensino Médio. O TOEFL Junior proporciona a escolas, professores, pais e alunos uma avaliação objetiva do progresso na proficiência em inglês dos alunos, sendo aceito por escolas em todo o mundo para admissão em programas de intercâmbio.