Você está aqui: Página Inicial / XXV Congresso Infantil do Colégio Americano acontece nos dias 7 e 8 de julho

XXV Congresso Infantil do Colégio Americano acontece nos dias 7 e 8 de julho

por ana.stahler — publicado 30/06/2016 13h13, última modificação 05/07/2016 10h43
XXV Congresso Infantil do Colégio Americano acontece nos dias 7 e 8 de julho

Nos dias 07 e 08 de julho, o Colégio Metodista Americano (rua Dr. Lauro de Oliveira, 71) realiza o XXV Congresso Infantil, abordando o tema “Consuma sem consumir o mundo em que você vive!”. A diferença entre o consumo responsável e o consumismo,vem sendo trabalhada por meio de debates, vídeos, pesquisas e leituras de obras infantis em sala de aula.  Segundo a Supervisora da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Débora Heineck, o intuito desta edição do evento é valorizar a simplicidade, destacando que brincar e ter amigos é o mais importante e saudável.  “Queremos que nossos estudantes possam refletir com responsabilidade sobre suas escolhas, considerando, além do impacto ambiental, se o que irão consumir é necessário e saudável ou não” – salienta.

O evento começa na quinta-feira (7/07), às 8h, com uma peça teatral apresentada por alunos(as) do Americano, no auditório Elizabeth Lee. A programação continua com  oficinas dos mais variados temas como a construção de brinquedos garrafa pet, brincando como antigamente, árvores de canecas - customização de cabideiros para salas dos professores , customização de camisetas usadas e confecção de sacolas a partir de camisetas usadas, inauguração da instalação  PARE E PENSE  com copos plásticos recolhidos durante duas semanas.

Na sexta-feira (8/07), os(as) estudantes realizam, às 8h30, a “Caminhada pelo Consumo Consciente”, que sai da entrada da Álvaro Alvim  e vai até a Igreja Metodista Wesley (Rua São Vicente, 180), onde o congresso terá o culto de encerramento. A atividade se repete às 14h com as turmas do turno da tarde. Todos os estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental ( exceto Nível I da Ed. Infantil),  estarão envolvidos(as) em cada etapa da passeata.

O Congresso Infantil tem como objetivo a reflexão de assuntos ligados a questões de Direitos Humanos, transmitir o senso de responsabilidade ambiental e econômica. “O Congresso Infantil é muito bonito porque vemos um processo acontecendo. As crianças começam de um jeito e terminam de outro. Elas compreendem a intenção da mensagem, não só como tendência mas com o objetivo de influenciar nas atitudes cotidianas” – reforça a professora de Educação Física que participa do projeto, Soraia Gonçalves.  Iniciado em 1992, logo após a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) , o Congresso Infantil, em 25 anos de projeto, já foram abordados temas como Paz, Ecologia, Inclusão, Trabalho Infantil e outros, considerados pelo Colégio temas de relevância social, aos quais as crianças podem refletir desde pequenas para contribuir positivamente no mundo em que vivem.