Você está aqui: Página Inicial / Turno Integral

Apresentação

por jessica.rodrigues publicado 19/03/2018 17h02, última modificação 19/05/2021 13h04

O Tempo Integral, ampliação da jornada escolar, é a oportunidade para trabalhar mais intensamente a formação integral dos estudantes com ênfase em uma rotina com intencionalidade formativa e oficinas variadas, as quais tem como objetivo promover aprendizagens significativas e emancipadoras em diferentes áreas, integrando alunos/as de faixa etárias variadas.

O aumento da jornada escolar é quantitativo e qualitativo. Quantitativo, porque considera um número maior de horas em que os espaços e as atividades propiciadas têm intencionalmente caráter educativo. Qualitativo, porque essas horas são uma oportunidade para que as atividades propostas possam ser ressignificadas, revestidas de vivências e protagonizadas por todos os envolvidos na relação de ensino-aprendizagem, contribuindo para a formação de um cidadão consciente, crítico e solidário.

O funcionamento é:
- manhã: a partir das 7h30, para alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Regular da tarde;
- tarde: a partir das 12h10, para alunos dos 1º aos 9º anos do Ensino Regular da manhã.

A rotina diária nas turmas do Tempo Integral envolve acolhimento, revisão do tema, lanche, uma ou duas oficinas diárias, recreio, almoço, descanso e hora de estudo.