Você está aqui: Página Inicial / Seminário Pedagógico Docente recebe os professores para o início do ano letivo

Seminário Pedagógico Docente recebe os professores para o início do ano letivo

por ana.stahler — publicado 16/02/2017 17h36, última modificação 22/02/2017 12h51

    O Colégio Metodista Americano recebeu, na segunda-feira, 13 de fevereiro, seus professores e funcionários para o início do ano letivo de 2017. A semana será cheia de discussões e planejamento para a volta às aulas.

   Neste primeiro dia, após a recepção e o reencontro cheio de alegria e entusiasmo, a confessionalidade, os 500 anos da reforma protestante foram abordadas pela pastora Maria da Graça Vilagran, trazendo a reflexão para o "Contexto e Educacional e os Desafios da Atualidade." "Fala-se muito em reforma. No âmbito nacional, os meios de comunicação enfatizam a necessidades de várias reformas: política, econômica, tributária, jurídica, da previdência social, entre outras. John Wesley, fundador do metodismo entendia que a Missão dos metodistas era, e continua sendo, reformar a nação, de modo particular a igreja, e espalhar a santidade bíblica sobre toda a terra".  Podemos afirmar que essa tarefa é de todos os cristãos cientes de sua responsabilidade sobre o mundo atual. E o país demanda reformas urgentes”, ressaltou a Pastora aos presentes,

    Após, a plateia do Auditório Elizabeth Lee assistiu a um  vídeo com a retrospectiva dos trabalhos realizados em 2016 e à apresentação da banda The teachers, formada pelos professores Ricardo Arenhalt (tempo Intengral), Ricardo (Lingua Inglesa), Mário.

   O primeiro dia de seminário  encerrou com a palavra da Diretora Pedagógica, Profª Drª Marilice Trentini de Oliveira,  apresentando os resultados da avaliação institucional de 2016, os desafios para ano de 2017 e também a nova composição equipe pedagógica:

- Educação Infantil, E.F. Anos Iniciais e Tempo Integral:

Coordenação Pedagógica: Ilza Cecon

Supervisão Pedagógica : Débora Heineck

Orientação Educacional: Ana Beatriz Pereira Antunes

 

Coordenação  e Supervisão Pedagógica: Gianice Stabile Fortes

Orientação Educacional: Jane Fuhrer

    Para a diretora Marilice, o  Seminário Pedagógico é um momento de planejamento, de troca de experiências, aprofundar e revisitar conhecimentos, apresentar as alterações planejadas, o crescimento no número de alunos, bem como o resultado da avaliação institucional, feita pelos pais, alunos e professores. "Alternadamente tivemos palestras com docentes do colégio, com a Diretora da Educação Metodista nacional, oficinas de investigação, oficinas de práticas tecnológicas, workshop em Inglês, bem como momentos de planejamento, sempre com momentos de integração nos coffees preparados pela equipe de eventos. O clima entre os professores era de muita alegria e integração com o ano letivo de 2017". 

    Na terça-feira, 14,  o tema apresentado foi “Necessidades Especiais: Transtorno do Espectro Autista na Aprendizagem” com a Professora Especialista Tércia Gomes, que defendeu a integração da abordagem interdisciplinar nestes casos, em que professores, família e atendimento especializado  devem trabalhar juntos para o desenvolvimento do aluno especial promovendo principalmente a sua interação e integração com o meio escolar.

            Na quarta-feira a Profª Me. Isabela Dutra ministrou a palestra intitulada "Problematizando a avaliação no contexto escolar" e inciou refletindo sobre as mudanças que a escola atual vem sofrendo principalmente no que diz respeito a alguns dos elementos que constituem a instituição escolar: planejamento, seleção dos conteúdos e avaliação. Em relação à avaliação, tema central de sua fala, Isabela afirma que "mais importante do que definir o 'avaliar', é compreender o uso que se faz desse 'avaliar', tendo sempre em vista, o tipo de sujeito que se quer formar a partir de cada prática pedagógica".  

            As atividades do Seminário vão até a manhã de sexta-feira (17 de fevereiro) e contarão com a presença da Coordenadora Pedagógica da Educação Metodista, Débora Castanha.

Seminário Pedagógico Docente 2017