Você está aqui: Página Inicial / Os seus dias têm sido contados ou vividos?

Os seus dias têm sido contados ou vividos?

por caroline.maciel publicado 25/04/2017 13h11, última modificação 25/04/2017 13h11
Os seus dias têm sido contados ou vividos?

Muitas vezes quando estamos encerrando um projeto, temos a tendência de contar quantos dias faltam para a conclusão. Riscamos na folhinha os dias e ficamos ansiosos para que tudo termine ou chegue logo para começar, dependendo do Projeto. Sem muito esforço percebemos que a nossa vida é construída, “entalhada” no dia a dia. Estamos sempre esculpindo nossa história. Às vezes, até com muitas dores...

Há uma passagem bíblica que nos ensina a fazer um pedido a Deus: “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Salmos 90.12).

Dias “não contados” seriam dias não aproveitados, mas, um novo “ser” pode nascer a cada instante, se você permitir e desejar. Os reformadores tiveram a coragem de tomar a autoridade da igreja das mãos da tradição e do clero e entregá-la de volta às Sagradas Escrituras. Foram eles que nos lembraram novamente que somos salvos apenas pela Graça, mediante a fé, e que a obra da salvação e qualquer movimento de avivamento nunca foi e nunca será protagonizado e provocado por algum homem.

Os reformadores nos lembram que glorificamos a Deus não apenas nos monastérios e nos templos e que não precisamos demonizar o mundo, a criação e tudo que neles há. Eles nos lembram que precisamos fazer reformas diariamente em nossas vidas, escolas, bairros, igrejas e famílias. Foi a cidade de Genebra, pelas mãos de um reformador, a primeira cidade na Europa a ter saneamento básico, polícia, água encanada, hospitais e o parto de infantes regulamentado e assistido por profissionais da área. Boa parte da noção ocidental de democracia, república, arte, justiça, liberdade de imprensa, direitos humanos, defesa de minorias e educação vem do movimento reformista. Foram os reformadores que traduziram a Escritura para diversas línguas.

Se a Bíblia Sagrada hoje pode ser lida em português e tantos outros idiomas é porque homens e mulheres sofreram muito, a ponto de derramarem o próprio sangue por esta causa.

Apenas nós mesmos teremos que prestar contas do que fizemos com a vida que recebemos. O tempo segue seu curso enquanto você vai criando marcas para justificar sua história. Por isso, te peço – VIVA! Use sua energia para agir bem. Use todos os canais de percepção para contemplar o belo, o bom. Você tem todos os próximos momentos à sua frente. Preencha o tempo com significado e sentimentos especiais.

Se soubesse que só iria viver mais um dia, o que faria? Será que você lembraria das bênçãos que a vida colocou ao alcance de suas mãos e que muitas vezes não soube valorizar? Será que você iria correr para fazer uma reforma necessária?

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios”. Valorize cada tempo de sua vida e agradeça muito. Viva a vida, aproveite bem cada tempo e oportunidade que a vida te dá, porque tudo na vida passa, muda, viceja e seca. Seja realista na sua visão de mundo. Não vivemos em um mundo ideal e nós também não somos pessoas ideais.

Deus os abençoe, Deus abençoe sua família, seus sonhos e as reformas que irá fazer e deixo com vocês a seguinte bênção: “que o caminho seja brando a teus pés, o vento sopre leve em teus ombros. Que o sol brilhe cálido sobre tua face, as chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja, que Deus te guarde na palma de sua mão”.

Com meu carinho e orações,

Professora Rosane Oliveira

Agente da Pastoral Universitária e Escolar