Você está aqui: Página Inicial / O que fizemos ao longo do ano?#PraPensar

O que fizemos ao longo do ano?#PraPensar

“Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço.” (Immanuel Kant)

Chegamos ao último mês do ano. Olhamos para dezembro e voltamos os nossos olhos para trás, afirmando: “como passou rápido o ano”. Muitas coisas fizemos e outras tantas deixamos de fazer. Motivos não faltam para justificar o “não conseguimos fazer”, mas também é necessário pensar o que ainda pode ser feito nestes últimos dias que nos restam do corrente ano.

Sei que é um período propício para preparar a casa para as festividades de final de ano, pinturas, reformas, limpeza... dar um toque especial para receber pessoas queridas e desfrutar de momentos bons, junto a quem amamos.

Mas também o tempo é propício para olharmos para dentro de nós, para nossa vida e contemplarmos áreas dela que precisam de uma reforma. Sim, olhar para dentro de nós, pois costumamos olhar e reclamar da sociedade em que vivemos, mas esquecemos o fato de que nós somos os agentes de transformação para a construção de uma nova, mais solidária e mais digna sociedade.

Que Deus nos ajude a perceber estas áreas carentes de uma reforma e nos leve a dedicar esforço para consertar.

 

Reverendo Vilquer de Melo Morais

Pastoral Escolar –

Colégio Metodista União Uruguaiana – RS