Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Valorize a vida: conversar é a melhor solução

Valorize a vida: conversar é a melhor solução

por marcello publicado 21/09/2018 13h40, última modificação 21/09/2018 13h40
Valorize a vida: conversar é a melhor solução

O Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, está chegando ao fim, mas o diálogo sobre depressão e valorização da vida deve continuar. Atualmente, o suicídio é a segunda maior causa de mortes no planeta entre jovens de 15 a 29 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde. Somente no Brasil, o Ministério da Saúde informa que são registrados mais de 11 mil casos por ano.

Mas de acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos. Por isso, cabe a cada um de nós prestar atenção, já que quem pensa em tirar a própria vida, geralmente, dá sinais e pede ajuda de forma indireta.


Fique atento a comportamentos, como:

- Isolamento;
- Desânimo;
- Expressão de ideias ou intenções suicidas, como: "Vou desaparecer” ou “Eu queria poder dormir e nunca mais acordar”;
- Preocupação com a própria morte ou falta de esperança.


Além disso, alguns fatores podem influenciar alguém a tirar a própria vida é o caso de:

- Depressão, bipolaridade ou esquizofrenia;
- Conflitos familiares ou perda de entes queridos;
- Discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero;
- Agressões psicológicas ou físicas.


Como ajudar?

A melhor maneira de combater o suicídio é o diálogo. Ao perceber quaisquer dos sinais acima citados, ofereça ajuda e busque conversar para compreender o problema.

O Colégio está sempre aberto para receber, conversar com alunos e pais e oferecer o auxílio necessário, procure professores, funcionários ou a coordenação.

Outras formas de atendimento são os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades Básicas de Saúde, assim como o Centro de Valorização da Vida (CVV) que recebe ligações gratuitas 24 horas por dia no número 188.

Conversar é a melhor solução! E não é necessário esperar apenas pelo mês de setembro, o diálogo e a atenção ao próximo são válidos em qualquer dia do ano.