Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Uso seguro e adequado de eletrônicos foi debate do Ciclo de Palestras

Uso seguro e adequado de eletrônicos foi debate do Ciclo de Palestras

por marcello publicado 14/09/2018 13h35, última modificação 14/09/2018 13h49
Uso seguro e adequado de eletrônicos foi debate do Ciclo de Palestras
Clique para ampliar

O 1º Ciclo de Palestras do Colégio Americano trouxe mais uma importante contribuição para a comunidade escolar, educadores e familiares. No dia 12 de setembro, no auditório Elizabeth Lee, as psicólogas Débora Fava e Aline Namba palestraram sobre o tema “Filhos e eletrônicos: como estabelecer uma distância segura”.

Sabe-se que os dispositivos tecnológicos são importantes ferramentas nos dias atuais, porém, não sendo bem utilizados, podem trazer danos irreparáveis no que diz respeito ao relacionamento familiar como um todo e também na educação escolar.

 Assim, o objetivo da palestra foi, junto com pais e educadores, discutir e apresentar os fatores de risco e de proteção ao uso excessivo dos eletrônicos.

Sobre as palestrantes:

Débora C. Fava é doutoranda em Psicologia na Universidade do Vale dos Sinos e Mestre em Cognição Humana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e professora de Pós-Graduação em nível de Especialização em Terapia Cognitiva na infância e adolescência em diversos estados do Brasil. É coordenadora da ELO - Psicologia & Desenvolvimento. Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (WP) e Psicologia Clínica (Conselho Federal de Psicologia). Tem formação em Manejo do Comportamento Infantil pela Piedmont Virginia Community College (EUA). Trabalha como psicoterapeuta em consultório particular, assessoria a escolas infantis onde desenvolve treinamento e capacitação de professores sobre desenvolvimento socioemocional e manejo de comportamento. Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Clínica da Infância. Terapeuta Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Organizadora dos livros "A prática da psicologia na escola: introduzindo a abordagem cognitivo-comportamental" (Artesã, 2016), "Orientação a Pais: o que é preciso saber para cuidar dos filhos" (Artesã, 2018) e autora do livro "Guia prático do professor: Atuando com crianças na primeira infância” (Artesã, 2017).

Aline Namba Ribeiro possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Além da experiência em Psicologia Clínica com atendimento em consultório (desde 2003), trabalha como Psicóloga Escolar em Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atualmente, realiza consultoria como Psicóloga Escolar, bem como trabalha com Formação de Professores no curso de Educador Assistente. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, Psicologia Escolar e Psicologia Organizacional.

Confira fotos da palestra (passe o mouse para acionar as setas de avanço):

1º Ciclo de Palestras - Tema Filhos e Eletrônicos - set/2018  

Também é possível acessar o álbum de fotos aqui.