Projeto Etnias promove encontro das turmas do 3º ano do Fundamental com grupo indígena
No mês de maio, as turmas de 3º ano do Ensino Fundamental I iniciaram o Projeto Etnias e a atividade de destaque que certamente encantou os estudantes foi a interação com um grupo indígena Mbyá Guarani, na Quinta da Estância, em Viamão.
No local, os indígenas construíram uma aldeia com ocas semelhantes às utilizadas na época da chegada dos europeus, seguindo as tradições dos Guaranis, Caingangues e Charruas. As crianças apreciaram a música, dança, aprenderam algumas saudações em guarani e aproveitaram para conversar com o cacique sobre sua tradição e as dificuldades atuais.
Os estudantes participaram da Oficina das Pinturas, aprendendo sobre pinturas corporais indígenas e seus significados e, inclusive, foram pintados com a planta do urucum, a tinta natural usada pelos índios. Já na Oficina da Gastronomia Indígena, conheceram sobre a herança gastronômica deixada pelos índios e degustaram pratos típicos, informando-se sobre as primeiras espécies de plantas domesticadas para plantio. As turmas ainda tiveram a oportunidade de aprender brincadeiras dos curumins na aldeia, muitas destas até hoje utilizadas por todos nós como Sapata, Peteca, Bolita e Perna de Pau, atividades coletivas que promovem a integração entre seus participantes, além de utilizarem itens da natureza como inspiração.
Confira as fotos do encontro com o grupo indígena (passe o mouse para avançar):