Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Páscoa: renovação da vida

Páscoa: renovação da vida

por fernanda.kian publicado 18/04/2019 12h07, última modificação 18/04/2019 12h07
Páscoa: renovação da vida

A palavra Páscoa vem do hebraico “pesach” e significa “salto, passagem”. No Antigo Testamento foi estabelecida como festa (Deuteronômio 16.1-8) e era celebrada como memória da saída dos israelitas do Egito. No Novo Testamento passou a significar a celebração da ressurreição de Jesus Cristo (Marcos 16.6).

A Páscoa cristã – ressurreição passou a ser a principal mensagem cristã a ser compartilhada entre os seguidores (as) e discípulos (as) de Jesus. Os evangelhos relatam que Jesus pediu que seus discípulos dessem continuidade a seu ministério, batizando e ensinando a guardar seus ensinamentos (Mateus 28.19-20).

A história de vida de Jesus, desde o seu nascimento até sua ressurreição, aborda o tema da vida como mensagem divina (João 10.10b). Ao levar o Evangelho (boa nova) ao mundo, os cristãos assumem o compromisso de viverem uma vida renovada com os valores e ensinamentos de Jesus e do Reino de Deus.

O tema da Pastoral Escolar para o ano de 2019 é: “Cuidado com o Meio Ambiente”. Ao ler e estudar o livro de Gênesis, observamos o cuidado de Deus no ato criador do mundo, da humanidade, natureza e dos animais.

A mensagem de Jesus é de renovação do compromisso e cuidado com a vida, com o ser humano e consequentemente de toda a criação (natureza e animais). A ressurreição de Jesus foi comparada com o exemplo do grão que, ao ser plantado na terra, precisa morrer para germinar (João 12.24). É uma mensagem de transformação e renovação da vida.

Portanto, Páscoa é o anúncio da renovação da vida a partir de Deus Criador, de seu filho Jesus Cristo nosso Salvador e na companhia do Espírito Santo Consolador.

Wesley Cardoso Teixeira
Pastoral Escolar