Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Inclusão e Avaliação foram os assuntos debatidos durante o Seminário Pedagógico na última quarta-feira

por ana.stahler — publicado 18/02/2016 12h42, última modificação 18/02/2016 12h43
Os palestrantes convidados foram professores de fora da instituição

No segundo dia do Seminário Pedagógico Docente 2016, os/as professores/as do Colégio Metodista Americano refletiram e debateram sobre assuntos como aspectos legais da inclusão escolar e também sobre avaliação.

A primeira conversa foi sobre o tema “Na partilha de saberes e dúvidas o professor ensina e aprende com a educação especial”. O assunto foi ministrado pela Prof. Me. Naime Pigatto, que comanda a Orientação Pedagógica do SINEPE RS (Sindicato do Ensino Privado). “Quando converso com educadores, me sinto em casa. Porque é o grupo ao qual eu pertenço” – inicia. Naime abordou aspectos legais da educação especial para alunos deficientes, além de situações que podem ocorrer em sala de aula.

Os professores também trouxeram questionamentos de como lidar com determinadas circunstâncias, e de como adaptar os planos de ensino aos novos desafios. Além disso, as necessidades de modificações dos espaços físicos da escola foram comentadas. A convidada falou ainda sobre definições dos Direitos Humanos, possibilidades do aluno necessitar de acompanhante e outros. “Ao meu ver, o Colégio Americano tem tudo para ser pioneiro nesse atendimento especial, uma vez que esse debate sobre melhorias é muito novo para as instituições” – salienta.

Após uma pausa para o Coffee Break, a palestra foi sobre Avaliação, com o diretor e professor da rede municipal de Educação em São Paulo, Prof. Dr. Marcelo Tiago. Discursando sobre objetivos de vida e dando como exemplo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no caso de estudantes, o convidado afirma que a vida é feita de processos para se chegar a um ponto específico. “Notas e conceitos são importantes, mas somente se estipularem metas e objetivos” – explica. Salienta ainda que a avaliação não é apenas creditar uma nota, um número, mas observar toda a circunstância que envolve aquele momento ou produto. “Não basta que os nossos alunos estejam no mundo, mas sim que o conheçam. Esse é o nosso papel, perceber como o aluno entende o mundo em que ele está” – completa.