Os estudantes das turmas 81, 82 e 83, do 8º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Metodista Americano, realizaram durante o trimestre, a confecção de Camisas de Gesso. As obras de arte podem ser conferidas nos corredores do prédio D.
Para os alunos, trabalhar com gesso não é uma atividade nova, mas como não tinham referenciais o trabalho aconteceu sem grandes expectativas. São estudantes excelentes e disponíveis, não recusam um desafio. Surpreenderam-se com o resultado. O mais legal é o retorno dos estudantes das outras turmas, que elogiaram bastante, afirmou a professora que comandou o projeto, Rossana Della Costa.
A exposição que acontece no corredor, chama a atenção dos outros estudantes e funcionários que por ali passam: Essa é a importância da exposição no corredor: o desenvolvimento do olhar estético. Assim, mesmo quem não participa fazendo a atividade pode fruir e usufruir desse exercício de pensamento artístico, afirmou Rossana.
Para a realização do trabalho foi solicitado a cada estudante uma camiseta velha, que foi embebida no gesso e foi para o processo de secagem. As tintas usadas foram as têmperas comuns e alguns acabamentos com tinta acrílica. O trabalho levou, em média, seis a oito aulas.
O principal na atividade talvez seja a questão do processo. Em um mundo de coisas que já chegam na mão do consumidor de forma acabada, desenvolver com o estudante esse trajeto é fundamental, completa Rossana. A ideia do projeto é experimentar diversos materiais que possibilitem desenvolver o pensamento para além do senso comum.