Estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental expõem Máscaras de Gesso personalizadas
Na última semana quem circulou pelos corredores do prédio D do Colégio Metodista Americano, pôde perceber a presença de máscaras de gesso.Orientados pela professora Rossana Della Costa os estudantes das turmas, 71, 72 e 73, do 7º ano do Ensino Fundamental, aceitaram o desafio e criaram máscaras, com o formato do seu rosto.
Para Rossana, o objetivo do projeto vai além da estética, o foco da atividade é desenvolver a criatividade dos estudantes: Além de ser uma atividade expressiva relacionada às artes cênicas, trabalhar a consciência corporal e identidade, o objetivo da atividade está centrado no desenvolvimento do pensamento criativo, destaca a educadora. Rossana afirma que criatividade é uma habilidade solicitada no mundo contemporâneo e a escola tem como dever tratar com cuidado desse processo, pois isso futuramente fará a diferença.
Para o processo é utilizada a atadura gessada. Os estudantes têm também a opção de trabalhar com papietagem e papel maché, que apresentam diferença apenas no procedimento, tempo de secagem e acabamento. O processo da composição das máscaras dura em torno de 8 aulas e é feito no terceiro trimestre devido ao clima nesta época. É sempre desafiador, alguns alunos preferem não utilizar o seu próprio rosto, optando por um molde. Outros preferem exatamente ter o próprio rosto moldado. Nesse sentido o processo é bem livre e respeita as individualidades, completou a docente.
O Colégio Americano possui uma sala de artes equipada para o desenvolvimento de atividades desafiadoras e para o experimento de materiais.