Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água

por alysson.feitosa — publicado 21/03/2019 18h22, última modificação 21/03/2019 18h22
Dia Mundial da Água

Os versículos iniciais de Gênesis retratam a água como a superfície sobre a qual pairava o Espírito de Deus (Gênesis 1.2). Nos evangelhos, Jesus é a fonte da água da vida (João 7.37-38). Na visão que João tem do céu, o trono de Deus é a fonte original do rio da água da vida (Apocalipse 22.1-2).

No entanto, transformamos os rios de águas vivas em rios de águas mortas e geradoras de morte para as espécies que os habitam. Fizemos com que a bênção da chuva vire chuva ácida. O lixo amontoado em aterros produz chorume, que se infiltra nas águas subterrâneas, envenenando-as. A falta de saneamento básico, por falta de prioridade nas políticas públicas, faz com que o esgoto de indústrias e residências seja despejado em rios, lagos e oceanos. O lixo das praias tem contaminado oceanos e matado espécies marinhas e aves aquáticas, que engolem pequenos artefatos de plásticos. E os agrotóxicos, dos quais nosso país é um dos principais consumidores, também são levados pela chuva para os cursos d’água.

Uma vez que entendemos que só temos 2,5% da água do planeta para beber, que a água é um bem deixado por Deus para tantos usos, qual deve ser a atitude cristã com relação à mesma?

Ainda nos falta muito para sermos verdadeiros cuidadores do planeta. Dia Mundial da Água, sem dúvida, é uma boa oportunidade para repensar o valor e o uso deste recurso natural dado por Deus.

Pastora Maria da Graça Raubust Vilagran
Colégio Metodista Americano – Porto Alegre/RS