As coisas que acontecem comigo, eu transformo em fantasias, André Neves, autor e ilustrador, participa das atividades da 31ª Feira do Livro
Durante as atividades da 31ª edição da Feira do Livro, o autor e ilustrador André Neves se apresentou para as turmas de quarto ano do Ensino fundamental. André se considera um artista visual e um mediador de leitura amo sentir os leitores em desenvolvimento e estimulá-los, dessa maneira, o autor, que já escreveu e ilustrou diversas obras como Um pé de vento, de 2007; Tom, de 2012; Caligrafia de Dona Sofia, de 2011 e Lino, de 2010, animou os estudantes durante o primeiro dia de Feira do Livro.
Durante uma hora, entre bate papo e perguntas, André contou como acontece o processo de criação de escrita de seus livros todas as minhas histórias são fatos, momentos de algumas coisas que aconteceram comigo e que eu transformo em fantasia. Neste momento da apresentação, os alunos perguntaram muito sobre a obra A Caligrafia de Dona Sofia e André contou como nasceu a ideia do livro: Surgiu porque eu tinha uma professora de pintura que vivia escrevendo coisas na parede e foi dessa maneira que eu tive a ideia, criei e contei a história, disse ele.
Já os estudantes, além de ficarem encantados com os relatos sobre as histórias, questionavam, durante toda a apresentação, sobre as ilustrações dos livros e, enquanto contava, o ilustrador desenhava no quadro da sala de aula seus personagens, para exemplificar a história do processo de criação. Entre perguntas e respostas, os alunos faziam sugestões de temas para outros livros e até davam dicas para filmes sobre a história.
As apresentações de André Neves encerraram na terça-feira, dia 14 de julho, mas as atividades da 31ª Feira do Livro aconteceram ainda até quinta-feira, dia 16 de julho, último dia de feira. Para ficar por dentro da programação, acesse o cronograma das atividades clicando aqui.