Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do 2° Ano E.M. participam de reunião de sensibilização para o Programa Junior Achiviement

por ana.stahler — publicado 25/02/2016 14h01, última modificação 03/03/2016 16h16
Atividade acontece na manhã do dia 3 de março

Na próxima quinta-feira (03), as turmas de 2º ano do Ensino Médio têm encontro agendado com os gestores da Junior Achievement, que desenvolvem o Programa Miniempresa. Estarão presentes também, os alunos do 3º ano do Ensino Médio, que participaram do projeto em 2015. A ideia é estimular a participação através do compartilhar de experiências. A atividade acontece no Auditório Elizabeth Lee, às 10h30.

A reunião tem o objetivo de apresentar aos alunos o projeto, que proporciona uma experiência prática em economia e negócios. Durante os encontros semanais, alunos assistem aulas de 3h30min, sobre conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção para depois colocarem a mão na massa criando a sua empresa e desenvolvendo o seu produto. O Programa, que é acompanhado por profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção, visa inspirar e preparar jovens com espírito empreendedor, bem sucedidos na sociedade e em uma economia globalizada. Segundo o site do projeto, a missão é “formar cidadãos qualificados e realizados, que possam contribuir positivamente para o desenvolvimento sustentável do Brasil”.

Produtos como Capinhas Recicladas, Ecobag e Porta Carregador de Celular foram alguns dos produtos feitos em anos anteriores pelos Colégio Metodista Americano. Em 2015, o percentual que seria destinado a impostos, caso a empresa fosse real, foi doado para a Organização Patas Dadas, uma iniciativa dos próprios alunos, com o intuito de ajudar cães e gatos abandonados. A Presidente da Miniempresa Atrop Cell S.A. formada por estudantes do ano de 2015, Maria Luiza Kirst, ressaltou que o principal objetivo da participação foi aprendizado pessoal, e não lucro financeiro. “Nós decidimos doar este percentual porque tiveram alguns temporais sérios em Porto Alegre, que afetaram o canil que escolhemos. Também porque gostamos muito de animais, uma das integrantes acabou virando voluntária. Não fizemos esse projeto pensando no que iríamos ganhar, mas em ajudar” – explica.

A Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental, Maria Lipinski, destaca a importância pedagógica na participação dos alunos, " No decorrer da nossa participação, constatamos que o Programa desperta o espírito empreendedor nos estudantes, que durante as semanas em que participam do Programa, desenvolvem diversos conceitos e habilidades, nas áreas de economia, mercado, produto/matéria-prima, mídias/concorrências, impacto ambiental da indústria, e outras” – salienta.