7º ano do Ensino Fundamental expõe trabalhos com base no livro A mala de Hanna
O livro escolhido para trabalhar o Holocausto com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Metodista Americano, foi A Mala de Hanna. A obra escrita pela autora Karin Levine, conta a história de Hanna Brady, uma garota judia que durante o Holocausto, teve como companhia somente uma mala, onde guardava suas histórias.
A atividade que encerrou a leitura obrigatória do segundo trimestre, consistia na criação de uma carta e a confecção da mala com fotos e objetos supostamente utilizados por Hanna. Segundo a professora Letícia Martins, o processo criativo teve início com um primeiro momento, onde os alunos reuniram-se em grupos e pensaram na carta, contando tudo o que Hanna viveu durante a sua curta vida de 13 anos - desde os belos e saudáveis momentos com a família e amigos até a triste realidade que teve de enfrentar nos campos de concentração. Após a leitura os estudantes tiveram a oportunidade de discutir sobre o assunto, em sala de aula, partindo assim para a produção da carta e a confecção da mala.
Penso que a história os sensibilizou, pois a personagem principal tem a mesma idade dos estudantes e passa por situações inimagináveis para muitos deles, afirma Letícia. Ainda segundo a professora, o intuito do trabalho vai além do aprendizado: O objetivo é oportunizar momentos de leitura que os levem à reflexão individual e em grupo.
O livro A mala de Hanna é recomendado para todas as idades.