Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 27º Congresso Infantil transmite mensagem de "paz e bem" e arrecada itens para doação

por marcello publicado 06/07/2018 12h34, última modificação 06/07/2018 12h53
Um dos momentos da Caminhada pela Paz e Solidariedade - clique para ampliar

As atividades da 27ª edição do Congresso Infantil “Criança Vida” do Colégio Metodista Americano foram concluídas nesta quinta-feira, 05 de julho. Este ano, o evento teve como tema “Being Paceful – exercitando a paz e o bem em mim”, algo necessário em tempos de violência, perseguições e intolerância no cenário mundial.

Assim, em um trabalho em conjunto com a Pastoral Escolar e equipe Pedagógica, alunos e alunas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I se envolveram em ações que enfatizavam e motivavam as pessoas ao redor a refletir sobre empatia, gentileza, dignidade, fraternidade, solidariedade, paz, bondade, tolerância e justiça, conceitos fundamentais para a convivência pacífica.

O engajamento e desenvolvimento do tema do Congresso começam um mês antes da realização do mesmo, quando os estudantes participam de diversas atividades, como oficinas de confecção de guirlandas, móbiles, origamis, cartões, poemas e jogos. Em cada uma delas, as figuras, objetos e escritas produzidos retratam valores como bondade, amor e fraternidade, além de muitos destes materiais serem doados. Também há a realização de painéis e apresentações de esquetes teatrais, que abordam mensagens de paz, harmonia e solidariedade.

A culminância de todas estas atividades ocorre nos dias específicos do evento, com a realização de outras ações concretas. Por exemplo, no dia 04, foi realizada a caminhada pela Paz e Solidariedade, que consiste em uma passeata do Colégio até a Igreja Metodista Wesley. No trajeto, os participantes chamam a atenção do público pela causa defendida neste ato e dizendo em alta voz palavras de ordem como “que a paz e o bem comecem em  mim”, eles contagiam outras pessoas a aderirem a esta reflexão. No final do percurso, na igreja, um culto com as crianças conclui o ato.

Outra ação que reúne a essência do Congresso é a campanha solidária para arrecadar itens de higiene e alimentos para doação, que é acentuada na semana do evento e até mesmo estendida. Neste ano, as doações podem ser feitas até o dia 09 de julho e toda a arrecadação será revertida em favor do Asilo Padre Cacique.

27 anos de congresso

O Congresso Infantil “Criança Vida” é um projeto que teve início em 1992, um ano após a divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente e, com o passar dos anos, firmou-se como um espaço importante no currículo do Colégio Americano. Ao longo destes 27 anos, muitas temáticas foram abordadas e todas levaram em consideração, e assim é até hoje, situações que ocorreram ou estejam ocorrendo na sociedade, que requerem atenção da população.

Já foram temas: Trabalho Infantil, Inclusão, Cultura Africana, Metas do Milênio, Lideranças Globais, Ecologia, Consumismo, Crise Humanitária – Refugiados e muitos outros, que o Colégio julga importante para que todas as crianças reflitam desde pequenas.

Em diversas edições, as ações do projeto foram marcantes em diferentes esferas, como em 1996, quando o tema foi os Direitos Humanos, envolveu a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado e contou com a presença da então vice-presidente desta Comissão, deputada Luciana Genro. Na ocasião, houve um momento mais solene na Assembleia, onde os alunos participaram de uma plenária com todos os deputados, divulgando o Congresso e denunciando a violação dos Direitos Humanos em nossa sociedade e no mundo.

Outro fato registrado, foi na edição de 1998. Naquele ano, o tema foi “Trabalho Infantil X Infância Saudável”, que levou os alunos a assumirem um posicionamento contrário à forma como crianças eram/são exploradas mundialmente. Houve o lançamento de um abaixo-assinado contra a exploração do trabalho infantil, que percorreu vários locais públicos, governamentais e instituições educacionais do interior e da capital. O documento foi levado à Brasília - DF pelos alunos e coordenadoras, para o então secretário geral da Presidência da República, Eduardo Graeff, que os recebeu em audiência em agosto daquele ano.

E muitas atuações foram relevantes nos anos seguintes, como o engajamento no manifesto 2000 da UNESCO pela Cultura de Paz, a recepção de crianças indígenas dos povos guarani e caingangue, lançamento de CD com músicas abordando a Inclusão Social, entre outras.

A proposta deste projeto é prosseguir com o mesmo engajamento e sendo impactante na sociedade, sempre efetivando um trabalho pedagógico, que também tem como base a perspectiva cristã da Igreja Metodista e parte desta missão “é o processo que visa oferecer à pessoa e à comunidade, uma compreensão da vida e da sociedade, comprometida com a prática libertadora; recriando a vida e a sociedade, seguindo o modelo de Jesus Cristo, e questionando os sistemas de dominação e morte, à luz do Reino de Deus” (Plano para a Vida e Missão da Igreja Metodista no Brasil).

Veja as fotos do 27º Congresso Infantil (passe o mouse para avançar):

27º Congresso Infantil: exercitando a paz e o bem em mim - 2018

Também é possível acessar o álbum de fotos aqui.