Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 26º Congresso Infantil aborda crise humanitária dos refugiados

26º Congresso Infantil aborda crise humanitária dos refugiados

por marcello publicado 20/06/2017 16h34, última modificação 21/06/2017 09h33
26º Congresso Infantil aborda crise humanitária dos refugiados
Campo de refugiados mantido pela ACNUR no Quênia - clique para ampliar - Foto: acnur.org

O dia 20 de junho é marcado por celebrar o “Dia Mundial do Refugiado” e este é exatamente o assunto central do 26º Congresso Infantil “Criança: Vida” do Colégio Metodista Americano. Com o tema “Refugiados – a humanidade em crise: e se fosse eu?”, o evento acontecerá nos dias 06 e 07 de julho, com diversas ações envolvendo a equipe e os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O tema da edição deste ano foi inspirado a partir de alguns conceitos sociais como solidariedade, hospitalidade, tolerância, fraternidade, empatia e multiculturalidade e também a partir da lembrança de que o próprio Jesus foi um refugiado em seu tempo.

No período que antecede o Congresso, alunos e professores desenvolverão atividades em aula abordando a temática em momentos de sensibilização e construção de conceitos, por meio de debates e a exploração de materiais, como as obras “Um mundinho para todos”, de Ingrid Biesemayer Bellinghausen; ”Onde vou morar?”, de Rosemary McCarney; e “Crianças como você”, editado pela Unicef, com relatos reais de crianças de diversos países; entre outros títulos. A elaboração de painéis, trabalhos com músicas e teatro também darão suporte às atividades, para que, nos dias do evento, os alunos possam expressar conhecimentos e emoções, apresentando o resultado do estudo realizado e trazendo a reflexão sobre a questão dos refugiados pelo mundo a toda comunidade.

No dia 06 de julho, as turmas assistirão a uma apresentação teatral encenada por estudantes do próprio Colégio, no auditório Elizabeth Lee, às 8h30 e às 14h. Logo em seguida, participarão de oficinas que destacarão algum aspecto ligado ao tema.

Já no dia 07 de julho, toda a comunidade escolar será convidada a fazer uma caminhada pela “Paz e Solidariedade” até a Igreja Metodista Wesley (Rua São Vicente, 180), onde o Congresso encerrará com um Culto Infantil.

Congresso Infantil

Iniciado em 1992, logo após a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Congresso Infantil “Criança: Vida” do Colégio Metodista Americano tem como objetivo a reflexão de assuntos ligados a questões de Direitos Humanos e transmitir o senso de responsabilidade ambiental e econômica.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio, professora Débora Heineck, “esta é uma iniciativa de nossa escola em que os chamados ‘temas transversais’ são colocados no centro do Projeto Pedagógico e tratados com a relevância que merecem. Nestes 26 anos de Congresso Infantil já abordamos questões como Ecologia, As Oito Metas do Milênio, Trabalho Infantil e muitos outros, ou seja, temas de relevância social e que julgamos importantes para que todas as crianças reflitam, desde pequenas”.

Dia Mundial do Refugiado

A ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 20 de junho como Dia Mundial do Refugiado com o objetivo de conscientizar os governos e as populações para o problema grave que atinge milhões de famílias em todo o mundo. Ainda de acordo com a ONU, o número de pessoas que foram forçadas a abandonar as suas casas devido às guerras civis, violência ou perseguição atingiu um recorde em 2016, com 65,6 milhões de deslocados internos e refugiados para outros países e este número continua crescendo em 2017.

Um “refugiado” é uma pessoa que sofre perseguição pela sua raça, naturalidade, religião, grupo social ou opinião política e que se encontra fora do seu país, não podendo a ele retornar, em razão dos riscos que corre de permanecer no local de residência. Também são consideradas “refugiadas” as pessoas que, mesmo não sendo o alvo principal de uma perseguição, se sentem forçadas a deixar seu local de origem para se proteger da violência e de conflitos armados ou guerras civis.

Todo ano, a ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, realiza diversas ações em favor das pessoas e famílias que estão em situação de refúgio, como eventos culturais em diversos países, para alardear as populações e evitar o esquecimento desta realidade, e também promovendo a campanha #ComOsRefugiados, que consiste em uma petição para reforçar o pedido aos governos e lideranças mundiais de manter a promessa de garantir educação, lugar seguro para viver, saúde e trabalho para os refugiados, além de incentivar doações e colaborações voluntárias.

Saiba mais sobre a ACNUR e a causa #ComOsRefugiados no site da própria agência.