Você está aqui: Página Inicial / "Ler e pensar é só começar" 32ª Feira do Livro do Colégio Americano tem início nesta terça-feira (12)

por ana.stahler — publicado 12/07/2016 18h08, última modificação 12/07/2016 18h08

Iniciou nesta terça-feira (12), a 32ª Feira do Livro do Colégio Metodista Americano, no Auditório Mary Hellen Clark. A pastora Maria da Graça Vilagran abençoou o evento ao citar a sua visão sobre a proposta das atividades. “A Feira do Livro existe para que possamos renovar a nossa mente através de leituras saudáveis que nos fazem ser pessoas cada dia melhores”saudou. A diretora Marilice Trentini de Oliveira agradeceu a todos os envolvidos e abriu oficialmente a Feira. “Há uma frase que diz ‘educar é dar asas, mas também direcionar o vôo’, por isso organizamos este momento pensando em cada um de vocês. Almejamos que cada um dos nossos quase 1300 alunos tenham o melhor da literatura disponível aqui” – salientou

A abertura oficial da Feira do Livro foi seguida por uma sessão de autógrafos na Obra “Sombras no Asfalto, do autor Luís Dill, que é o homenageado desta edição do evento. As turmas de 8º ano do Ensino Fundamental desfrutaram de um  bate papo com o autor, no qual tiraram dúvidas e fizeram comentários a respeito da história e seu desfecho. “Quando escrevemos não sabemos o que vai acontecer. Eu fui o autor desse livro no momento em que registrei. Hoje não sou mais, porque o final depende da interpretação de cada leitor” – destaca Dill.

As turmas dos 3ºs anos do Ensino Fundamental também tiveram um encontro com o autor Edson Antoni, escritor da obra Clube do Mistério, adotado em sala de aula. “Assim como os personagens da história, vocês também passam bastante tempo na escola. O legal da ideia de criar um clube, é ter amigos, aventuras e mistérios. É importante olhar para algumas coisas e transformar em mistério e investigação” – destaca Antoni.

Além destas atividades, houve contação de histórias para as turmas 41 e 11, com o autor e ilustrador Carlos Augusto Pessoa de Brum. Para cada turma ocorreu uma dinâmica na qual todos os alunos deveriam mencionar um desenho, baseado nas obras “Cadu está com a Macaca” (4º ano) e “Alfabeto do Cadu”. O ilustrador registrou as imagens em um cartaz que ficará exposto nas salas de aula. No turno da tarde, Cadu realizou uma contação da história “Cadu and the Mixed Animals” para a turma 24, e criou com os alunos, desenhos de misturas de animais. Além de, fazer contação de suas histórias nas turmas 11, 13,14, 15 e 16.

A turma 41 assistiu ainda, a contação de história sobre a Cidade de Porto Alegre e tudo que ela oferece mesmo para quem já vive há muito tempo nela, com os integrantes da Kombooks, uma Kombi adaptada para leitura e repleta de obras de arte. Durante o turno da tarde, os integrantes do Kombooks realizaram contação de histórias com as turmas 23, 24 e 25, além de ter sido realizado sessão de autógrafos da obra “Crianças em Porto Alegre” com as turmas 33, 34, 35 e 36. As turmas 13 e 14 participaram da sessão de autógrafos também, com Christina Dias, que apresentou e autografou “Então, Quem É?” Para finalizar a tarde, as turmas de 4ºs anos se reuniram, no Auditório Elizabeth Lee para participarem da contação de histórias e sessão de autógrafos da obra “Festarola na Biblio” com a autora Lisete Johnson.

Para ter acesso as fotos do primeiro dia de Feira do Colégio Metodista Americano, clique aqui.