Você está aqui: Página Inicial / Comunicado

Comunicado

por ana.stahler — publicado 20/04/2017 18h16, última modificação 26/04/2017 16h11

Prezados familiares,

A mídia tem alertado sobre uma nova modalidade de jogo nas redes sociais. Depois do Charlie-Charlie, Jogo da Asfixia, Desafio do Sal e Gelo, entre outras “brincadeiras” maldosas e com risco letal, a moda agora é o “Jogo da Baleia Azul”, ou “Blue Whale”.

A equipe de funcionários e professores está atenta a qualquer movimento entre nossos estudantes, bem como, solicitamos o bloqueio do acesso ao Facebook nos computadores dos laboratórios do Colégio, pelo menos, temporariamente.

A Equipe Diretiva tem passado em algumas turmas para conversar com os estudantes, bem como, alguns professores estão discutindo o assunto, com caráter informativo, sempre prezando pela vida, conforme proposta do Colégio Metodista Americano.

Orientamos os responsáveis para estarem atentos com o que os filhos estão acessando via internet e, ao mesmo tempo, conversando com eles sobre estes modismos.

Aproveitamos para compartilhar algumas orientações da Norma Técnica nº  02/2017, da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, para observação dos seguintes sinais: falas sobre morte e suicídio, mesmo que indiretamente, como vontade de "sumir", "desaparecer", "ir embora"; isolamento (afastar-se da família, dos amigos); perda do interesse nas pessoas e em atividades que costuma fazer; mudanças no hábito de sono (insônia/aumento das horas dormindo); mudanças dos hábitos alimentares (perda/aumento de apetite) Irritabilidade, crises de raiva; recusa a ir à escola e piora no desempenho escolar; comportamentos auto-destrutivos (auto-mutilação; uso de álcool e drogas, exposição a situações de risco); ter tentativas de suicídio anteriores; mudanças de comportamento em geral; em pessoas que vem com quadro depressivo, melhora repentina (podem simular melhora para conseguir executar o ato suicida); história de suicídio ou tentativa de suicídio na família; Diagnóstico prévio de doença mental; exposição a violência; situações de bullying; abuso sexual prévio ou recente; postagens de baixa auto-estima nas redes sociais; Interesse anormal por filmes de terror; preocupação repentina com morte, morrer e violência.

Juntos, zelando pelo nosso bem precioso – a vida,

Equipe Diretiva

“Porque o Senhor dá a sabedoria e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento.” Provérbios 2.6

“For the Lord gives wisdom; from his mouth come knowledge and understanding.” Proverbs 2:6