Você está aqui: Página Inicial / Comemorações dos 131 anos do Colégio Americano iniciam no dia 17 de outubro

Comemorações dos 131 anos do Colégio Americano iniciam no dia 17 de outubro

por ana.stahler — publicado 17/10/2016 13h47, última modificação 17/10/2016 15h55
Atividades musicais, culturais e religiosas fazem parte da programação especial

No século 19, evangelistas da Igreja Metodista de Montevidéu – Uruguai – chegaram ao Rio Grande do Sul com intenção de fundar uma obra educacional e um campo missionário. Os evangelistas baseavam suas metas nos ideais do fundador do Metodismo na Inglaterra, John Wesley.

Em 19 de outubro de 1885, o Pastor João Corrêa e a professora Carmen Chacon fundaram, em um prédio alugado na Praça General Marques (atual Dr. Flores), o Colégio Evangélico Misto Nº 1. Em 1889, Carmen Chacon faleceu e o Colégio ficou a cargo da Divisão de Mulheres da Igreja Episcopal do Sul. Popularmente conhecido por Colégio das Americanas - por se tratar de uma escola só para meninas - a instituição passou a chamar-se Colégio Americano.

Em 1921 o colégio contava com regime de internato e externato. Também funcionava em prédio próprio, localizado na Avenida Independência. Em 1926, o Colégio Americano se transferiu para a área que ocupa hoje. Em 1945 foi construída a nova sede. Em 1952, alcançou projeção nacional ao criar o primeiro curso de Secretariado do Brasil. Numa trajetória expansiva, em 1973 foi criado o Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC) que passaria a ser a entidade mantenedora do Colégio Americano. Um ano depois, em 1974, adotou o sistema misto. Em 2002, foi integrado a Rede Metodista de Educação do Sul.

O Colégio Americano foi um dos pioneiros a investir no Programa de Educação Bilíngue, que comemora 10 anos. Mas, além do Programa Bilíngue, o Colégio tem outros diferenciais. “Atualmente, o maior diferencial é o Programa de Educação Bilíngue. Outros que posso citar são: valores cristãos; espaço físico amplo e verde; incentivo ao esporte; atendimento personalizado aos estudantes e seus familiares; projetos pedagógicos consolidados, mas em constante atualização; Desenvolvimento da criatividade e cidadania no próprio Projeto Pedagógico e também, com atividades extras, destaca a Supervisora da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Americano, Débora Heineck.

Para, para comemorar esta data importante, diversos eventos festivos estão programados como: encontro de ex-alunos, musical, show de talentos, festa da família, exposição, culto de ação de graças, mostra de arte, entre outras atividades.

As atividades comemorativas iniciam no dia 17 de outubro, com uma exposição chamada: “Relembrando o passado, pintando o presente”, das turmas do 7º e 8º ano, no Museu Histórico Bispo Isac Aço. Haverá também, uma mostra de trabalhos de artes dos 2ºs anos. A exposição ficará até o dia 21 de outubro.

No dia 22 , acontece o Culto do Bebê, na Capela Mary Sue Brown e logo após, será realizado a tradicional Festa da Família, juntamente com o encontro de ex-alunos(as) do Colégio Americano, no pátio do Colégio. A atividade do domingo,  23 de outubro é o Culto de Ação de Graças pelos 131 anos do Colégio Americano.

O Musical do Tempo Integral será no dia 26 de outubro. Para encerrar as atividades, no dia 27 de outubro haverá o Show de Talentos e o Oscarito.

Confira abaixo a programação completa:

Programação de 131 anos do Colégio Americano