Você está aqui: Página Inicial / Colégio Americano inicia aulas presenciais a partir do dia 10 de fevereiro

Colégio Americano inicia aulas presenciais a partir do dia 10 de fevereiro

por Aline Tyska publicado 27/01/2021 16h24, última modificação 27/01/2021 16h24
Colégio Americano inicia aulas presenciais a partir do dia 10 de fevereiro

Com tradição de 135 anos de excelência no ensino em Porto Alegre, o Colégio Metodista Americano conseguiu se reinventar em meio a tantos desafios e está pronto para início do ano letivo em 2021: dia 10 de fevereiro iniciam as aulas presenciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, turmas manhã e tarde. Já as aulas da Educação Infantil começam no dia 18 de fevereiro.

Para este ano, o Americano, pioneiro em educação bilíngue, oferece propostas pedagógicas diferenciadas e a opção de os estudantes fazerem o High School Norte-Americano, recebendo um duplo certificado. Ou seja, além do comprovante de término do Ensino Médio, podem obter um diploma reconhecido pelas principais universidades dos Estados Unidos.

A possibilidade de dupla certificação é possível graças a uma parceria com a High School Genium, o que faz com que os estudantes conquistem maior fluência no inglês com uma imersão cultural sem sair do Brasil. Isso ocorre com aulas ao vivo com professores norte-americanos através de uma plataforma de estudos online desde o 8o ano do Ensino Fundamental até o 3o ano do Ensino Médio.

Entretanto, os diferenciais do Colégio Americano começam já na Educação Infantil, que contempla o Ensino Bilíngue desde as fases iniciais, em parceria com a International School. Além das atividades em inglês, as crianças contam com uma grade curricular que se organiza por campos de experiência, com atividades físicas que desenvolvem a consciência corporal e Ensino Religioso aplicado com material didático próprio.

“No Colégio Metodista Americano, o Programa de Educação Bilíngue (PEB) em língua inglesa tem método próprio, fruto de muito estudo da equipe gestora e corpo docente, visitas e análise desde o início dos anos 2000. O programa visa não somente a aprendizagem da língua como instrumento para a comunicação, mas também como leitura de mundo e meio de instrução para a construção de saberes em outras áreas do conhecimento", explica a diretora pedagógica da escola, Marilice Trentini de Oliveira.

O Ensino Bilíngue é tão valorizado que, no 5o ano do Ensino Fundamental, os alunos têm a experiência de uma imersão na língua Inglesa de forma lúdica e atrativa em uma viagem de dois dias para a cidade de Canela. Lá, monitores e professores conversam apenas em inglês com os participantes.

Todavia, os diferenciais vão muito além das aulas em inglês. Os estudantes dos 5o, 6o e 7o anos do Ensino Fundamental contam com o Robomind, proposta de ensino de robótica que utiliza material pedagógico Lego. O objetivo é dar aos alunos a oportunidade de conhecer o funcionamento e programação dos robôs, ao mesmo tempo em que desenvolvem outras habilidades e competências.
Por fim, para facilitar a comunicação com as famílias, o Colégio Americano adota uma agenda digital: o IsCool App. A plataforma conta com relatório de atividades dos alunos, calendários de eventos, espaço para comunicados, entre outras funcionalidades. Tudo pensado para que os pais consigam acompanhar melhor e de forma mais organizada a vida escolar dos seus filhos.