Você está aqui: Página Inicial / Alunos do Colégio Metodista Americano conhecem iniciativas sustentáveis do Hospital Moinhos de Vento

por ana.stahler — publicado 27/10/2017 16h45, última modificação 27/10/2017 16h45

Os estudantes do 4ª e 6ª anos do Colégio Metodista Americano estiveram no Hospital Moinhos de Vento para conhecer as práticas da instituição voltadas a preservação do meio ambiente, bem como orientações a respeito da educação ambiental. A 1ª Visita Oficial de Alunos ao Bosque Sustentável Ires Spier aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro.

As quatro turmas percorreram a área verde, correspondente a 10% do complexo hospitalar, formada por 800 árvores de diferentes espécies que abrigam 18 espécies de aves nativas e migratórias. Os alunos também conheceram a Central de Transformação de Resíduos, recentemente inaugurada. Na unidade há uma trilha de descarte, coleta, triagem e tratamento para que o destino final das 2 mil toneladas anuais de resíduos seja ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.

“Somos o primeiro no Brasil a aplicar este modelo industrial no segmento hospitalar. Essa preocupação e esse compromisso com a sustentabilidade ambiental do nosso meio nos estabelece na vanguarda de quem atua em benefício das novas gerações, como as destes jovens que nos visitam”, diz o superintendente Administrativo, Evandro Moraes.

Ainda para os alunos, o responsável pela área de Gestão Ambiental, Rogério Almeida, apresentou a história do bosque, as diversidades da avifauna local, os processos de triagem de resíduos com potencial de reciclagem, da compostagem natural e da compostagem acelerada de restos alimentares, que são transformados em adubo e utilizados na horta de temperos e hortaliças que abastece a instituição com vegetais 100% orgânicos. Na horta, os alunos tiveram a oportunidade de ter contato direto com terra, plantando mudas de temperos.

“Esta futura geração necessita ter o conhecimento bastante aprofundado sobre os cuidados imediatos que devem ser adotados quanto a preservação ambiental e qual o seu papel para minimizar os impactos ambientais”, explica Rogério.

A visita também foi acompanhada pela Schwester Ires Spier. A diaconisa, que atua há 50 anos na instituição, recentemente teve o bosque do complexo hospitalar batizado com seu nome, como reconhecimento pelo seu trabalho. O objetivo do Moinhos de Vento é repetir a ação mensalmente com outras escolas de Porto Alegre.

Matéria publicado em http://www.hospitalmoinhos.org.br/ em 27/10/2014