Você está aqui: Página Inicial / 26º Congresso Infantil do Colégio Americano teve início nesta quinta-feira (06)

26º Congresso Infantil do Colégio Americano teve início nesta quinta-feira (06)

por caroline.maciel publicado 07/07/2017 13h33, última modificação 07/07/2017 13h38
Atividade terá seu término nesta sexta-feira (07), com caminhada pela “Paz e Solidariedade”

O 26º Congresso Infantil “Criança: Vida” do Colégio Metodista Americano teve início nesta quinta-feira, 6 de julho, abordando o tema “Refugiados – a humanidade em crise: e se fosse eu?”. Durante os dois dias de congresso serão realizadas diversas ações envolvendo a equipe e os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. “O Congresso Infantil “Criança: Vida” é um projeto transdisciplinar e interdisciplinar que ao longo dos anos firmou-se como um espaço importante no currículo de nossa Escola. O evento torna-se importante para o Colégio pois traz à tona questões que fazem parte da formação pessoal e social dos alunos e nas quais investimos fortemente como ambiente educativo e confessional”, comenta a Diretora do Colégio, Profa. Dra. Marilice Trentini de Oliveira.

O tema da edição deste ano foi inspirado a partir de alguns conceitos sociais como solidariedade, hospitalidade, tolerância, fraternidade, empatia e multiculturalidade. “Em tempos de violência, intolerância e perseguições no cenário mundial, o tema deste ano traz reflexões sobre Empatia, Solidariedade, Multiculturalidade, Paz, Fraternidade, Tolerância, Hospitalidade, ou seja, conceitos fundamentais para a convivência pacífica dos povos. Pretendemos incitar algumas questões, a partir da própria ideia de que muitos de nossos antepassados, ao embarcarem rumo a um país desconhecido levavam, além da pouca bagagem, a esperança de uma vida mais segura, e, além disso, lembrar que mesmo Jesus, em seu tempo, foi um refugiado”, ressalta Marilice.

Nos dias que antecederam o Congresso, alunos e professores desenvolvem atividades em aula abordando a temática em momentos de sensibilização e construção de conceitos, por meio de debates e a exploração de materiais. Além disso, diversos painéis, trabalhos com músicas e teatro deram suporte as atividades que foram apresentadas neste primeiro dia de atividades.

No dia 6 de julho, as crianças e demais visitantes puderam assistir a uma apresentação teatral encenada por estudantes do próprio Colégio, no auditório Elizabeth Lee, nos turnos manhã e tarde.

Logo após a apresentação, os alunos seguiram para oficinas que trataram sobre o tema como: Oficina de Guirlandas da Integração Mundial, Customização de lápis e cadernetas para doar às crianças refugiadas, Produção de adereços e cartas para envio a crianças refugiadas, além de um bate-papo com a ativista Ingrid Soto.

O evento de abertura do Congresso contou com a participação da representante da Pastoral Escolar, Pastora Maria da Graça e da Diretora do Colégio Americano, Profa. Dra. Marilice Trentini de Oliveira e visitantes de outras instituições como: a Reitora do Centro Universitário Metodista – IPA, Profa. Dra. Anelise Coelho Nunes, o Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, os representantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Antônio Satte, a Rede Beija-flor, a representante da ONG Parceiros Voluntários e a embaixadora e ativista da ONU, Ingrid Soto.

“A presença da Ingrid Soto, 15 anos de idade  e uma “pequena ativista pacifista”, junto à ONU, desenvolvendo a campanha “Tire seu brinquedo da prateleira e faça uma criança feliz!” é importante pois serve de inspiração e incentivo para nossos estudantes , tanto para a doação de brinquedos e livros para as crianças refugiadas, quanto  para valorizarem tudo o que possuem e  aprender que, apesar de muitas dificuldades no mundo, sempre há algo que possamos fazer para auxiliar as pessoas”, finaliza a Professora Marilice.

O evento terá sua atividade de encerramento na tarde desta sexta-feira, onde toda a comunidade escolar é convidada a fazer uma uma caminhada pela “Paz e Solidariedade” até a Igreja Metodista Wesley (Rua São Vicente, 180), onde ocorrerá um Culto Infantil.

Congresso Infantil

registrado em: