Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégio Metodista celebra 31 anos de história

Colégio Metodista celebra 31 anos de história

por marcello publicado 03/06/2016 10h22, última modificação 03/06/2016 16h47
Colégio Metodista celebra 31 anos de história
Clique para ampliar

“Parece que 31 anos passam rápido e esta é a impressão que temos muitas vezes, mas no dia a dia vemos as lutas e o trabalho diário na formação das crianças e adolescentes, o amor e dedicação dos professores e é isto que, na verdade, marca uma caminhada”. Estes foram os dizeres do diretor geral da Educação Metodista, Robson Ramos de Aguiar, na saudação inicial do Culto em Ação de Graças pelos 31 anos do Colégio Metodista em São Bernardo do Campo, que aconteceu na noite do dia 30 de maio, no Salão Nobre da Universidade Metodista.

O momento reuniu alunos, pais, professores, funcionários e a equipe pedagógica do Colégio para celebrar mais um ano de trajetória. Na festividade, alunos da oficina de violão e do Coral deram o “tom” artístico da programação, apresentando músicas com mensagens de gratidão por mais este aniversário.

 Outro momento especialmente reservado para o Culto foi a mensagem do pastor Joelson Lima da Silva, da Igreja Metodista em Lorena, e seu amigo Tenório, um simpático boneco de pano. A dupla, embalada por uma canção que diz: “a alegria chegou aqui. Veio contigo e eu senti”, conversou com o público e falou sobre a importância da amizade. Na conversa descontraída, o pastor Joelson e Tenório também contaram sobre um grande amigo, que quer ser o melhor amigo do mundo todo e o quanto é bom ter esta amizade com ele: Jesus. A fala da dupla foi ao encontro do tema atual dos Colégios da Educação Metodista: “Jesus, uma confraternização para a vida”.


Tudo tem o seu tempo...

Mas ainda havia algo importante sobre a trajetória do Colégio Metodista, que a celebração do aniversário foi uma ocasião oportuna para ser realizado. Em uma caminhada de 31 anos, aprendizados se multiplicam, transformações e inovações acontecem, o conhecimento se expande e muitas pessoas passam pela nossa vida. Contudo, são momentos que incentivam a continuidade da jornada e o culto de aniversário também marcou mais um capítulo na história, mais um marco no ciclo do Colégio.

A professora Débora Castanha, diretora do Colégio, se encarregou de conduzir este momento. Ela citou alguns versículos da Bíblia, que dizem: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou” (Eclesiastes 3:1-2).

Com estes dizeres, a professora Débora anunciou a conclusão de seus trabalhos no Colégio Metodista em São Bernardo do Campo, para assumir novos desafios como diretora da Educação Básica Metodista, um conjunto de 15 Colégios.

A história da professora Débora com o Colégio começou em 2002, quando o escolheu como escola de seu filho. Em 2007, assumiu a direção e foram, nesta história, nove anos e quatro meses. "É impossível descrever o quanto cresci e me desenvolvi. O quanto a minha história foi enriquecida pela participação e interação com tantas outras histórias. Levo marcas que estão eternizadas em minhas lembranças, no meu ser pessoal e profissional. Espero também ter deixado marcas na vida de muitas pessoas. Mas tudo, como diz Eclesiastes, tem o seu tempo e chegou o tempo em que encerro minha caminhada como diretora deste Colégio, mas não deixo a Educação Metodista”, disse a professora.

A sua fala de despedida seguiu o tom dos versos da música “Encontros e Despedidas” de Milton Nascimento e conhecida na voz de Maria Rita. “’Assim chegar e partir. São só dois lados da mesma viagem, o trem que chega é o mesmo trem da partida, a hora do encontro é também despedida’. Desta forma despeço-me do Colégio de São Bernardo como diretora, mas certamente, continuarei me encontrando com muitos de vocês deste Colégio, para ‘falar e fazer Educação Metodista’. Obrigada a cada um que fez parte da minha vida”.


...tempo de chegar

E nesta “hora de encontro e despedida”, a professora Débora anunciou a nova diretora do Colégio Metodista em São Bernardo do Campo. Uma nova, mas já conhecida profissional continuará a caminhada do Colégio. A até então orientadora psicopedagógica, professora Kênia Virgínia Silva Araujo Ferreira, assume a direção do Colégio de São Bernardo neste novo marco no ciclo da escola.

Assim, a professora Débora confirmou o compromisso de caminharem juntas e confiou às mãos da professora Kênia o planejamento pedagógico do Colégio Metodista, uma versão dos cânones, livro doutrinário da Igreja Metodista, com as diretrizes referentes à Educação, uma Bíblia, para ser a Luz de Deus em seu trabalho e, por fim, a chave do Colégio.

A professora Kênia também já possui uma história com o Colégio desde os tempos da graduação em Pedagogia, quando fez estágio na escola. Trabalhou no berçário, atualmente a creche Novo Olhar, foi professora no Ensino Fundamental I e depois passou por um período em outras experiências profissionais, retornando ao Colégio em 2009 como psicopedagoga, tendo passado por todos os segmentos educacionais.

“Durante todos esses anos me alegrei muito em ver os alunos progredindo, caminhando com suas conquistas, perceber nos nossos professores a dedicação e alegria em fazer parte. Hoje, olhando para tudo isso, eu penso na ‘Kênia’, quando com seis anos foi para a escola e tinha dentro de si o desejo muito grande de aprender. Caminhava pelas ruas de Guaratinguetá de mãos dadas com meu pai, me levando para a escola naquele primeiro ano escolar. Lembro da minha mãe caminhando comigo em meus estudos, sempre dizendo: ‘filha, estuda. Deus sempre vai te ajudar, mas faça sua parte, porque Deus sempre faz a parte Dele. Se você não estudar, do quê Ele vai te ajudar a lembrar?’. E durante todos esses anos tenho caminhado baseada nos ensinamentos dos meus pais e procurado, desta forma, educar meus filhos e compartilhar os meus aprendizados com os filhos e pais do Colégio, pois muitas vezes dialogamos e descobrimos juntos maneiras de conduzir a educação de nossos ‘pequenos’ e adolescentes”, contou a agora diretora do Colégio.

Ela ainda compartilhou seu sentimento com o público: “Hoje acentua dentro de mim a alegria e o desejo de aprender, a alegria de estar em uma escola, do desafio de cada dia vivenciar o aprendizado com os filhos de vocês, com os professores, inspetores, auxiliares e estagiárias, vivenciar a possibilidade de avançar, de descobrir o que nós sabemos e o que buscar aprender. Dentro de mim ainda existe a ‘Kênia’ que se sente desafiada, que sente uma alegria muito grande em viver e compartilhar o que sabe com todos vocês”.

Confira aqui o comunicado oficial sobre a mudança de gestão do Colégio Metodista.


31 anos construindo história

Além das transformações, realizações, conhecimento compartilhado e pessoas que fizeram e fazem parte deste ciclo do Colégio Metodista nestes 31 anos, há “muitas histórias nesta história”.

Também em celebração desta trajetória, alguns personagens compartilharam alguns fatos e curiosidades sobre o Colégio ou o que vivenciaram nele, desde quando o Colégio ainda funcionava no campus da Universidade Metodista, até detalhes, como as mudanças de uniformes, entre outros episódios ocorridos, que estão reunidos em um vídeo sobre estas memórias:


Também é possível acessar o vídeo clicando aqui.


Veja, também, as fotos do Culto em Ação de Graças pelos 31 anos do Colégio Metodista:

 


É possível visualizar o álbum clicando aqui.


O Colégio Metodista

O Colégio Metodista em São Bernardo do Campo faz parte de uma tradição em educação iniciada no século XVIII, na Inglaterra, quando o reverendo John Wesley  fundou a primeira escola Metodista, a Kingswood School, em 1748, até hoje em funcionamento. Desde então, foram criadas muitas outras escolas metodistas pelo mundo, somando hoje mais de 750 instituições de ensino espalhadas em todos os continentes. No Brasil, são 42 instituições educacionais integrando a Educação Metodista.

O Colégio nasceu de um sonho, um sonho idealizado e concretizado na década de 80 pelos dirigentes do Instituto Metodista de Ensino Superior, que desejavam atender aos estudantes da região, evitando que se deslocassem para São Paulo em busca de educação de qualidade.

Com o objetivo de propiciar a formação do aluno como cidadão crítico, criativo, politizado, capaz de assumir seu papel de agente transformador do mundo e não apenas coadjuvante e repetidor de informações, nasce, em 25 de maio de 1985, o Colégio Metodista em São Bernardo do Campo.

As atividades do Colégio tiveram início nas dependências da Universidade Metodista de São Paulo e em 2002, um novo prédio foi construído com espaços e infraestrutura dedicados à Educação Básica. A equipe do Colégio sempre esteve atenta às necessidades de atualização do projeto pedagógico de maneira a atender às exigências de um mundo em constante transformação, sem jamais desconsiderar o aluno como pessoa capaz de aprender e construir conhecimento e, desta forma, continua construindo sua história.

E esta é uma parte do que o Colégio tem vivenciado e compartilhado nesses 31 anos de vida:

Proposta pedagógica: uma escolarização que ensina para a vida

Confessionalidade: uma confraternização para a vida

Tecnologia e inovação como aprendizagem