Você está aqui: Página Inicial / Turmas do Ensino Fundamental II e Médio vivenciam Projeto de Lideranças e elegem professores conselheiros

por tanara.cargnelutti publicado 09/04/2021 15h52, última modificação 09/04/2021 15h52

Nas últimas semanas, as turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, tiveram a oportunidade de vivenciarem o Projeto de Lideranças. Proposto pela Orientação Educacional do Colégio Centenário, o Projeto tratou sobre: "Ser estudante em tempos de pandemia e aulas online". Com o intuito de constantemente promover o diálogo com os estudantes, a ação também oportunizou o aprendizado sobre cidadania, democracia, representatividade e tipos de liderança.

Inicialmente, algumas questões foram colocadas aos alunos: Como está o seu emocional? Como você tem praticado o autocuidado? Como está a sua motivação? Tem conseguido focar nos estudos? Pensando nisso, a Orientação explicou que não basta estar online nas aulas, é preciso se reinventar, se conectar e protagonizar sua melhor versão de ser um estudante.

Desse modo, os adolescentes também refletiram sobre os perfis de liderança e características que possuem ou que precisam desenvolver. Além do mais, aprenderam sobre o que é ser um líder íntegro e eficiente e quais as responsabilidades de uma pessoa que tem a função de representar algo, alguém, ou um grupo.

Todas essas questões foram relevantes para os alunos desenvolverem o senso crítico e compreenderem o seu papel como parte de uma sociedade, onde é fundamental escolher seus representantes.  Assim, culminando a atividade, cada turma elegeu o seu professor/a conselheiro/a, que será responsável por acompanhar a turma ao longo do ano letivo.

Conforme a orientadora educacional da escola, essas são questões importantes de serem debatidas e que fazem parte do desenvolvimento de uma formação cidadã crítica e reflexiva, ao mesmo tempo que pode potencializar competências que constituem futuros profissionais inovadores.