Você está aqui: Página Inicial / Turma do Pré-B realiza exposição de artes “Nossos Sonhos” de 30/11 a 03/12 no Giardino Bistrô

por tanara.cargnelutti publicado 26/11/2021 09h49, última modificação 26/11/2021 15h53

Desde o começo do ano letivo, a turma do pré B, coordenada pela professora Neiva Lobo, tem desenvolvido o projeto Nossos Sonhos, que este ano apresenta o tema: “Nossos Sonhos: construindo um mundo melhor”.

O projeto é realizado no Colégio Centenário todos os anos, desde 2001. A cada edição, conta com a participação de estudantes com idades entre cinco e seis anos da Educação Infantil, que bordam desenhos em telas de tapeçarias e produzem o livro “Nossos Sonhos”, anualmente na escola, e posteriormente na Feira do Livro de Santa Maria.

Em 2021, em razão da pandemia e do período com aulas remotas, o projeto foi adaptado e elaborado em um formato diferente. Ao invés de telas construídas por retalhos e bordados, desta vez as crianças utilizaram pincel, tinta e muita imaginação para desenharem em telas de pintura, seus personagens com superpoderes favoritos.

Conforme explica a professora Neiva, no início das aulas, em fevereiro, cada criança recebeu um bracelete de super-herói, confeccionado por ela mesma com o intuito de apresentar a temática do projeto e também ilustrar um superpoder. Assim, cada criança indicou qual o superpoder que gostaria de ter e como o usaria para melhorar o mundo. “Propus que eles escolhessem o que gostariam de transformar no ano de 2021, alguns queriam mais amor, outros gostariam de salvar o planeta”, conta.

Após essa etapa, todo o mês os estudantes realizaram a releitura de uma obra de um artista plástico. De acordo com Neiva, o artista era selecionado com base nos conteúdos trabalhados em sala aula, como o corpo humano, os animais, frutas, a cultura caipira, entre outros. Por exemplo, no mês de maio, quando se comemora o aniversário da cidade de Santa Maria, foi escolhido um artista local, como forma de valorizar a cultura santa-mariense e aprofundar assunto em questão naquele mês.

Nas fotos: algumas das releituras de obras realizadas pelos alunos ao longo do ano letivo

Cada artista e obra explorada, assim como cada atividade desenvolvida ao longo do ano, serviu para despertar o processo criativo dos alunos e prepará-los para a etapa final do projeto, quando tiveram a oportunidade de desenvolveram suas próprias obras. Em seus desenhos, as crianças deveriam representar algum personagem, como uma princesa, algum cientista ou um super-herói. A criação do desenho e do tema final do trabalho foi elaborado juntamente com as famílias, a partir disso as crianças redimensionaram os desenhos para uma tela, com o auxílio da professora. O processo de pintura é realizado todos os dias em sala de aula e ainda deve ser finalizado.

Além dessas atividades, as crianças receberam o desafio de pensarem em um jeito de contarem suas histórias à professora e os colegas. Deste modo, eles confeccionaram manualmente suas próprias televisões, câmeras fotográficas, entre outros meios de comunicação.

Segundo a professora Neiva, o projeto Nossos Sonhos propicia o desenvolvimento da criatividade, da concentração da coordenação psicomotora das crianças. “É uma forma deles criarem e aprenderem brincando, da mais autonomia e deixa a criança mais feliz em sala de aula”, destaca.

EXPOSIÇÃO DAS ARTES

Para oportunizar que as obras sejam apreciadas pela comunidade escolar e também pelas famílias dos estudantes, a turma do pré B realizará uma exposição de artes no Giardino Bistrô, que fica localizado na rua Pinto Bandeira, nº 54. Clique aqui e confira a página do Bistrô no Facebook.

A exposição estará aberta ao público entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro, nos horários de atendimento do estabelecimento *confira os horários na página. O lançamento da exposição será realizado na tarde do dia 29 de novembro, apenas com os estudantes e professores.

Não deixe de prestigiar as obras de nossos pequenos artistas! Vale a pena conferir! :D