Você está aqui: Página Inicial / Tablets são aliados nas atividades pedagógicas da Educação Infantil

Tablets são aliados nas atividades pedagógicas da Educação Infantil

por Dara Luiza Hamann publicado 20/05/2016 11h54, última modificação 20/05/2016 11h54
Pequenos tiveram o primeiro contato com a tecnologia nesta quinta-feira, dia 19

Os olhos das crianças brilharam quando o carrinho com os tablets entrou pela primeira vez na sala de aula. Na tarde desta quinta-feira, 19 de maio, a assistente de orientação pedagógica Suélen Ilha levou o Laboratório de Informática Móvel até as turmas da Educação Infantil do Colégio Metodista Centenário. Os pequenos aprenderam e se divertiram com aplicativos e jogos educativos disponíveis na ferramenta.

A caravana da tecnologia começou nas turmas A e B do Nível 4. Os alunos do grupo B realizaram exercícios de contagem e reconhecimento dos números no aplicativo “Rei da Matemática”. De acordo com a professora Ana Rúbia Teixeira, a atividade proporcionou o trabalho desta área do conhecimento de forma lúdica e prazerosa para as crianças.

Tablets ed infantil

Já o Nível 4 A explorou o jogo “Trânsito Legal”, tendo em vista que no decorrer da semana os pequenos estavam estudando sobre Santa Maria e a composição da cidade. Segundo a professora Neiva Lobo, o aplicativo oportunizou uma reflexão sobre o comportamento no trânsito e como agir com segurança.

Tablets ed infantil

Nos outros três níveis – 1, 2 e 3 – as crianças trabalharam com o “Alfabeto Melado”. A proposta prendeu a atenção dos alunos pela possibilidade de colorir as letras do alfabeto com o toque. O avanço para o próximo caractere foi motivo de comemoração. No Nível 3, a turma aproveitou o aplicativo para reconhecer as letras que compõem o alfabeto. Já nos Níveis 1 e 2, o exercício envolveu a relação com os nomes de cada integrante do grupo.

Tablets ed infantil

Aos 5 anos, Emanuelli disse que este foi o segundo contato com a ferramenta. Ela havia trabalhado com o tablet durante a Festa da Família, quando a tecnologia estava em exposição, no Ginásio do Colégio. “Eu achei muito legal pra aprender como funciona o trânsito”, afirma.

Tablets ed infantil

O pequeno Samuel, de 4 anos, também ficou entusiasmado na aula com tablets. “Conheci um monte de letras. Eu gostei muito”, declara.

Tablets ed infantil

Conforme a assistente de orientação pedagógica, Suélen Ilha, este foi o primeiro contato dos alunos da Educação Infantil com os tablets. “É um complemento que contribui para a construção do saber pedagógico”, garante.

Tablets ed infantil

A partir de agora, uma vez por semana os equipamentos vão “visitar” as turmas. A escolha dos aplicativos a serem trabalhados será feita de acordo com o conteúdo estudado na fase de aprendizagem.