Você está aqui: Página Inicial / Solidariedade é enfatizada no Dia do Metodismo

Solidariedade é enfatizada no Dia do Metodismo

por Dara Luiza Hamann publicado 25/05/2016 14h06, última modificação 25/05/2016 14h06
Alunos do Centenário conheceram a história e o significado da data

O dia 24 de maio é marcado pelo Dia do Metodismo, também conhecido como Dia do Coração Aquecido. Em alusão à data, os alunos do Colégio Metodista Centenário reuniram-se em dois momentos – nos turnos manhã e tarde – para refletir sobre a origem e significado da comemoração. A atividade ocorreu no Auditório da escola.

Dia do Metodismo

Inicialmente, foi apresentado um vídeo institucional que explicou, de forma didática, a história do Metodismo. Na parte da tarde, a exibição mostrou uma professora contando aos seus alunos que John Wesley, fundador do movimento, durante uma celebração na igreja, confirmou sua confiança em Deus e sentiu o coração tão aquecido que quis compartilhar esse sentimento. Ele o fez e ajudou muitas pessoas. Assim surgiu a data, lembrada todos os anos no dia 24 de maio. Já no turno da manhã, o material trouxe informações sobre a trajetória de John Wesley.

Em seguida, a Agente da Pastoral Ângela Dias coordenou uma reflexão. Ela destacou a importância da data e a necessidade da prática da solidariedade e do amor ao próximo. “Nós podemos transformar a vida das pessoas”, afirmou a pastora. Os alunos entenderam que os sentimentos de amor, carinho, paz, alegria e felicidade estão relacionados aos princípios do viver metodista.

Dia do Metodismo

O diretor do Colégio, Flávio Pereira, participou do momento, convidando os centenaristas a se abraçarem, transmitindo o calor do coração aquecido. Também foi cantado o hino do Centenário, com a mão direita sobre o coração, destacando o sentimento de todos pela escola.

Dia do Metodismo

A atividade ainda contou com a fala da orientadora educacional, Adineia Araújo. Ela sugeriu aos alunos o exercício dos ensinamentos metodistas por meio da colaboração com a Campanha do Agasalho que está sendo realizada pelo Instituto Metodista Centenário (IMC). “É uma forma de fazer o bem”, justifica.

Dia do Metodismo

Ao final, foi entregue um folder aos estudantes, com um breve relato sobre a história do Metodismo, por John Wesley. Em conjunto, o material foi dobrado, organizando os fatos na ordem cronológica. Os alunos levaram consigo o documento, para ser explorado em sala de aula e em casa, com os familiares.

Dia do Metodismo

Confira abaixo as informações contidas no folder:

UMA HISTÓRIA QUE TRANSFORMA

1730 – Ainda na Universidade, John Wesley já participava de um grupo de estudos cristãos com seus amigos. John era diferente, tinha mania para tudo, por isso, o chamavam de metódico.

1738 – John foi para a igreja numa 4ª feira, sem vontade alguma! Mas foi neste dia que Deus falou a seu coração. Ele sentiu que confiava plenamente em Deus.

1740 – Por conta dessa experiência vivida, em que seu coração se aqueceu, John queria a todo momento contar sobre este AMOR que salva, que transforma.

Começou a falar em espaços públicos da Inglaterra e percebeu que podia ensinar as pessoas sobre este amor.

1748 – Surgiu a Kingswood School, primeira escola Metodista para crianças, com foco em Educação e que também ensinava sobre o amor de Deus.

2016 – Sempre atrelado à educação, o movimento Metodista, fundado por John Wesley, permanece até os dias atuais e tem como princípio os ensinamentos de Deus. Por isso, continuamos seu ministério.

No Brasil, a Educação Metodista conta com dois centros universitários, duas faculdades, duas universidades, 18 colégios, 11 centros de educação infantil e uma escola especial.

E há muito mais pelo mundo, estando presente em 70 países com mais de 800 instituições.

QUALIDADE E VALORES ÉTICOS CRISTÃOS FAZEM PARTE DA NOSSA TRADIÇÃO!