Você está aqui: Página Inicial / Sessão de cinema foi a atividade cultural do mês de abril

Sessão de cinema foi a atividade cultural do mês de abril

por Dara Luiza Hamann publicado 14/04/2016 14h39, última modificação 18/04/2016 16h22
Alunos do Centenário assistiram ao filme “Zootopia: essa cidade é o bicho”

Inserida no projeto cultural “Ciência, Tecnologia e Sociedade”, uma sessão de cinema foi proporcionada aos alunos da Educação Infantil Nível 4 e do 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Centenário. A atividade ocorreu na tarde de segunda-feira, 11 de abril, em sala do Arcoplex Cinemas, no Royal Plaza Shopping de Santa Maria.

Sessão de Cinema

O filme é uma animação infantil que aborda, por meio do humor, temas como preconceito, machismo, racismo, consumo de drogas e as tensões entre classes sociais. Os personagens são animais plurais e com características próprias que os diferenciam uns dos outros. Mesmo assim, o convívio é harmônico, até que surgem os primeiros conflitos. A obra visa proporcionar uma reflexão nas crianças e não a doutrinação, como a maioria dos filmes infantis.

Sessão de Cinema

Dentro do projeto cultural da escola, o objetivo do passeio foi oportunizar às crianças a socialização, ampliação das relações, o acesso a diferentes meios de diversão, que também servem de estímulo para o senso crítico e imaginação. Isso porque, temas ligados à sociedade, como diversidade, pluralidade étnica, preconceito, violência, entre outros, fazem parte do dia a dia atual, sendo importante levar a criança à discussões que, desde cedo, contribuem para a reelaboração e significação destes valores e conceitos em suas experiências de vida.

Sessão de Cinema

Em sala de aula, após assistirem ao filme, os alunos trabalharam o olhar frente à história, relacionando-a com a vida real, sob mediação do professor. Ainda será organizada uma “Árvore dos Sonhos”, onde cada aluno irá colocar seu maior desejo para o futuro, constituindo as folhas da planta. Para o mês de maio, está prevista a participação dos centenaristas na Feira do Livro de Santa Maria, além de outras atividades no decorrer do ano letivo.