Semana Farroupilha do Centenário cultiva a tradição gaúcha
A chama crioula chegou ao Colégio Metodista Centenário, na manhã do dia 12 de setembro, anunciando o início da Semana Farroupilha. A presença da pilcha, entre vestidos, saias e bombachas, acompanhada da cuia de chimarrão, representavam o clima especial. O mate teve o apoio da Erva Mate Taquapy, que forneceu erva e água quente.
A cuia se fez companheira em todos os dias da Semana Farroupilha.
As homenagens ao povo gaúcho envolveram todos os centenaristas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, entre os dias 12 e 16 de setembro. Na programação, houve apresentações artísticas, mateada, shows e almoço campeiro, realizados no entorno do “Galpão Crioulo” da escola, organizado com adereços cedidos pela empresa Souza Couros e Artefatos.
Invernadas de entidades tradicionalistas da cidade se apresentaram no Centenário, abrilhantando a programação.
A abertura das atividades deu-se na manhã do dia 12, com a chegada da chama crioula. Na ocasião, ainda houve a participação de Jaime Gaiteiro, através do projeto Casa do Gaúcho na Escola, uma iniciativa da empresa Casa do Gaúcho de Santa Maria.
As crianças aplaudiram e algumas até dançaram ao som de Jaime Gaiteiro.
O momento cultural foi protagonizado pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que trouxeram informações sobre o chimarrão. No turno da tarde, a programação foi semelhante, acrescentando a apresentação do Grupo de Danças Farroupilha. A chama crioula também marcou presença, sendo conduzida por um grupo de três cavaleiros, entre eles o ex-aluno do Centenário, Diego Bona Baptista.
Trio de cavaleiros conduziu a chama crioula no turno da tarde. No centro, o ex-aluno do Centenário, Diego Bona Baptista.
Nos dias que se seguiram, as tradições gaúchas foram cultivadas dentro e fora da sala de aula. No horário do intervalo, os centenaristas se reuniam no pátio do Colégio para contemplar as atrações. Houve visita de cavaleiros, apresentação dos grupos de danças do CTG Estância do Minuano e do CPF Piá do Sul e show com o cantor Beto Pires.
Show do cantor Beto Pires era esperado pelos alunos, que aplaudiram a cada música e pediram autógrafos.
Os alunos do Centenário também participaram da programação, com apresentações culturais que abordaram, além do chimarrão, a vestimenta, a música, a culinária e a história da Revolução Farroupilha. O resgate dos costumes do povo gaúcho ocorreu de forma diversificada, com textos, poemas, curiosidades, poesias e canto.
Alunos aproveitaram para mostrar seus talentos durante a programação.
No encerramento da Semana Farroupilha, os alunos do turno da tarde chegaram mais cedo na escola, para degustarem do almoço campeiro. O carreteiro, prato típico da culinária gaúcha, foi preparado em fogo de chão, no galpão crioulo do Colégio e partilhado entre todas as crianças.
Alunos almoçaram na escola e degustaram do tradicional carreteiro.
No período da tarde, ainda houve um lanche coletivo. As crianças também receberam a visita de dois pôneis, de propriedade da família da pequena Maria Isabella Rigui Bona Baptista, que estuda no Nível 2 da Educação Infantil. Os centenaristas aproveitaram para passear nos animais, para alguns, a primeira experiência.
Pôneis fizeram a alegria da criançada.
Durante cinco dias de atividades, o Colégio Centenário buscou valorizar as tradições gaúchas e a história do povo rio-grandense. Alunos, professores e colaboradores da Instituição se envolveram na programação. O conhecimento foi construído e compartilhado, assim como os laços de carinho e amizade, entre as crianças e jovens que são os responsáveis pelo futuro e por manterem viva a chama da tradição.
Clique aqui para acessar a galeria de fotos da Semana Farroupilha.
Assessoria de Imprensa