Você está aqui: Página Inicial / Semana de Orientação Vocacional subsidia escolha da profissão

Semana de Orientação Vocacional subsidia escolha da profissão

por Dara Luiza Hamann publicado 15/06/2016 17h04, última modificação 15/06/2016 17h04
Programação diversificada envolveu os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio

A adolescência é uma fase de transição e de muitas mudanças. Nesta etapa, é preciso fazer uma escolha determinante para o futuro: a profissão. Com o intuito de auxiliar os alunos nesta importante decisão, o Colégio Metodista Centenário proporcionou a Semana de Orientação Vocacional. As atividades ocorreram entre os dias 1º e 14 de junho, com a participação dos estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio.

A programação iniciou no dia 1º de junho com um encontro da equipe de Orientação Educacional para a sondagem dos interesses profissionais dos alunos. Na ocasião, os estudantes puderam relatar as áreas de atuação que pretendem seguir, bem como aquelas em que possuem alguma curiosidade sobre a formação e rotina de trabalho.

No dia 6, segunda-feira, os alunos assistiram uma palestra motivacional com a pastora Alice Maria da Fonseca Valle. A explanação esteve norteada pelo tema “A orientação vem de Deus”. Segundo ela, a motivação é o impulso que faz com que as pessoas ajam para alcançar os seus objetivos. Na escolha da profissão, a reverenda incentivou as turmas a pensarem nas coisas que dão prazer e não considerarem apenas os ganhos financeiros. “Para ser feliz e estar satisfeito e realizado, é preciso fazer o que gosta”, enfatiza. Alice também alertou os estudantes a realizarem os próprios sonhos e não os sonhos dos outros. “É possível se inspirar na família, mas é fundamental ir atrás daquilo que se quer realmente”, acrescenta.

Semana de Orientação Vocacional 2016

Para trazer o olhar do ex-aluno, no dia 7, terça-feira, foi realizada uma roda de chimarrão com o centenarista Felipe de Oliveira Scherer, que atualmente trabalha na área da Fisioterapia. Ele relatou um pouco do dia a dia da profissão e esclareceu as dúvidas dos estudantes sobre o perfil do fisioterapeuta e a realidade do mercado de trabalho. “A escolha da profissão tem que ser aquilo que vocês gostam de fazer. Cada um tem que seguir a sua determinação e o seu sonho” reforçou o ex-aluno.

Semana de Orientação Vocacional 2016

Ainda na terça-feira, a turma participou de uma conversa com o professor Luiz Carlos Gehrke, do Curso de Direito da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). A oportunidade foi de conhecer um pouco mais sobre a graduação e o leque de possibilidades que existe nesta área. O docente ainda convidou os interessados pela profissão para assistirem uma audiência de mediação no Fórum da cidade. Alguns alunos toparam e consideram a experiência muito positiva para a escolha da carreira, tendo em vista que vivenciaram na prática o trabalho do profissional de Direito.

Semana de Orientação Vocacional 2016

Os cursos de Educação Física, Ciências Contábeis e Administração da FAMES também foram apresentados aos alunos do Centenário. Na quarta e quinta-feira, dias 8 e 9, eles assistiram a aulas das graduações, conheceram os laboratórios experimentais e conversaram com professores e acadêmicos sobre a rotina destas profissões. Também nessas oportunidades os alunos puderam conhecer melhor a Faculdade Metodista de Santa Maria, que assim como o Centenário, tem a sua proposta de ensino embasada em valores ético-cristãos.

Semana de Orientação Vocacional 2016

Encerrando a semana, na sexta-feira, dia 10, participou da programação o psicólogo André Assunção. No decorrer de sua explanação, ele enfatizou a valorização da vida e necessidade de aproveitar o tempo para buscar os objetivos. O que cada um tem feito com a vida para que ela não seja pequena? Este foi o questionamento que norteou a conversa entre o psicólogo e os alunos. Na escolha da carreira, Assunção orientou a turma a “fazer bem feito” aquilo que decidir para o futuro. “Não adianta ter uma formação e não ser profissional. Isso começa no aqui e no agora, antes mesmo de entrar para a faculdade”, destaca.

Avaliação da Semana de Orientação Vocacional foi positiva

A equipe de Orientação Educacional do Colégio Centenário esteve reunida com os alunos que participaram da Semana de Orientação Vocacional para fazer uma avaliação do evento. O encontro ocorreu na manhã de terça-feira, 14 de junho. Na oportunidade, os estudantes puderam expressar suas opiniões e compartilhar o aproveitamento obtido com a programação que foi proporcionada.

Para a aluna do 3º ano, Ana Fernanda Silva, 19 anos, a Semana foi fundamental para a escolha da profissão. “Eu gostei muito das palestras, de conhecer um pouco mais sobre os cursos de Direito, Fisioterapia e Psicologia”, declara. Hiago Vales, 17 anos, também concluinte do Ensino Médio, disse que pretende seguir na área do Direito. “Conhecer o Fórum e assistir a uma audiência foi uma experiência única. Vendo aquele lugar, pude ter certeza de que é isso que eu quero para mim”, comemora.

A orientadora educacional do Colégio, Adineia Araújo, avalia a Semana de Orientação Vocacional como produtiva. “As turmas evoluíram no decorrer das atividades e estão motivadas para este momento de pensar sobre o futuro profissional”, afirma. A assessora de orientação educacional Suélen Ilha aproveitou o encontro final com a turma para reforçar algumas dicas que podem facilitar a escolha da carreira. Segundo ela, os alunos precisam se imaginar na rotina da profissão.

Na ocasião, as turmas receberam uma folha de avaliação da Semana, para colocarem suas observações e sugestões para as próximas edições. Também foi entregue uma mensagem da pastoral escolar, para reflexão.