Você está aqui: Página Inicial / Rumo aos 100 anos, Colégio Centenário lança selo especial comemorativo ao aniversário

por tanara.cargnelutti publicado 02/07/2021 14h18, última modificação 02/07/2021 14h18

Em 27 de março de 2022, o Colégio Metodista Centenário completará 100 anos de história. Ainda faltam alguns meses até a chegada dessa importante data, mas por aqui as homenagens e comemorações já foram iniciadas, afinal não é sempre que se completa 100 anos, não é mesmo?!

A primeira ação especial ao aniversário centenário é o lançamento do selo especial aos 100 anos, que foi confeccionado especialmente para representar a sua trajetória, que alia tradição e inovação a favor da educação.

Até a chegada do grande dia, o Colégio realizará outras diversas ações especiais, que poderão ser acompanhadas nas redes sociais oficiais da instituição. Se você ainda não segue o Centenário no Facebook e no Instagram, chegou a hora! Assim, você pode ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

Vamos juntos comemorar #Rumoaos100anos 💚!

História centenarista

Há cerca de 100 anos, em 1922, duas mulheres norte-americanas davam início a longa e importante trajetória do nosso tão querido Colégio Metodista Centenário. As missionárias Eunice Andrew e Louise Best foram quem fundaram a escola no dia 27 de março, na rua Dr. Turi, no centro de Santa Maria, onde está localizada até os dias de hoje perpetuando uma história que perpassa gerações.

A escola abriu as portas com a presença de apenas sete alunas, que assistiam às aulas em um chalé de alvenaria que, por algum tempo, ficou conhecido como Casa Velha. Esse chalé contava com dez salas e um grande ambiente onde ficavam as internas. No entanto, a procura por vagas aumentava dia após dia e ao final do ano de inauguração, o Centenário já possuía 50 alunas, sendo 13 de internato.

As cores, características do Centenário, verde e branco, foram escolhidas em 1923, dia do seu 1° aniversário. Na ocasião, as alunas depositaram ramos verdes nas mesas de toalha branca do internato, dando origem às cores: branco, simbolizando pureza e verde, simbolizando esperança. As cores então foram incorporadas no uniforme personalizado da escola e são usadas até os dias de hoje.

Neste mesmo período, outra marca importante do Centenário também foi concebida. A primeira turma, que se formou em 1926, foi a responsável por criar o lema “Educar a mente a pensar, o corpo a agir e o coração a sentir”. Propondo um conhecimento para questionar o mundo, o lema permanece até os dias de hoje, sendo carinhosamente lembrado por muitos ex-alunos e ex-professores, e frequentemente usado por quem frequente o Centenário na época atual.