Você está aqui: Página Inicial / Retrospectiva Colégio Centenário 2020

Retrospectiva Colégio Centenário 2020

por tanara.cargnelutti publicado 21/01/2021 15h31, última modificação 21/01/2021 15h31
Relembre os acontecimentos que marcaram o Colégio Centenário no ano passado!

O ano de 2020 no Colégio Centenário foi marcado por muitas inovações, logo no início do ano foi inaugurada a agenda digital pela IsCool App, uma plataforma para as famílias obterem informações sobre a vida escolar dos estudantes com maior praticidade. As aulas iniciaram presencialmente em março e com a chegada dos alunos, o ambiente escolar do Centenário ficou cheio de alegria. O movimento dos estudantes reforçava o entusiasmo de um excelente ano letivo, com muita motivação, aprendizado e êxito na caminhada escolar de 2020. Neste período, foram realizadas diversas atividades, entre elas, na disciplina de redação, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio, trabalharam os diferentes gêneros textuais que possuem um objetivo específico, como o cartaz e a campanha publicitária, por exemplo, segundo a professora da disciplina, Amanda, “o objetivo do cartaz foi colocado como contribuição para a sociedade. Trabalhamos com cartazes sobre a prevenção da dengue, adoção de animais, doação de órgãos e agora sobre a temática do Bullying”.

No final do mês de março, o mundo foi surpreendido pela pandemia causada pelo vírus Covid-19. O Colégio Centenário adaptou as aulas ao ensino remoto e não parou por um segundo, as equipes sempre buscaram a melhor forma de trazer conhecimento de qualidade aos nossos estudantes e superar as adversidades.

As atividades e eventos característicos do Centenário continuaram acontecendo, como o aniversário de 98 anos que foi comemorado virtualmente nas casas dos estudantes com direito a bolos e doces, o simulado para o Enem que é realizado a cada trimestre, também foi realizado de forma virtual. As crianças utilizaram todos os cômodos de suas casa, na disciplina de ciências a cozinha foi o lugar escolhido, com objetivo de aprender a reconhecer misturas homogêneas e heterogêneas, os alunos do sexto ano prepararam distintas misturas com dois materiais cada uma delas: água e açúcar; água e sal; água e óleo; água e farinha de trigo, água e sabão em pó.

A Festa da Família que ocorre no mês de agosto e é tradição do Centenário se adaptou as mudanças no ano de 2020, os alunos foram convidados a estarem em momentos de lazer junto com seus familiares.

Realizamos lives nas redes sociais para interagir com os estudantes e levar entretenimento às famílias. A primeira foi realizada em comemoração ao Dia do Estudante e contou com a apresentação da cantora local Daiane Diniz. O clássico Sarau literário também foi realizado através de transmissão ao vivo, mas nessa vez de um lugar diferente: Miniauditório do Colégio Centenário e contou com a apresentação das professoras Daiana Correia e Amanda Bochett. Os estudantes se engajaram e enviaram muitos trabalhos interessantes para participação no evento.

No mês de outubro, com o objetivo de aquecer corações com solidariedade e afeto, o Colégio Centenário convidou a comunidade escolar para participar da Ação Solidária “Aquecendo Corações - Como Girassóis sejamos luz ao outro”. A ação visou a arrecadação de brinquedos, livros e leite através de um drive thru em ruas que ficam ao redor da instituição.

Uma das atividades extracurriculares mais interessantes para os alunos é a Feira de Ciências. Em 2020, por conta do afastamento social a tradicional atividade precisou ser adaptada e reinventada. Dessa forma, nasceu o I Workshop Conexão Ciências e contou a participação de palestrantes incríveis. Assim como a feira de ciências, a semana da criança também foi adaptava ao virtual e teve em sua programação, oficina de Tie Dye e dia do cabelo maluco.

Em 2019 os alunos do ensino médio já haviam participado do projeto de orientação vocacional e se reencontraram para um bate-papo sobre a expectativa e a realidade em que se encontraram em 2020, diante de uma pandemia, sendo alunos concluintes do ensino médio. Como forma de fazer um relato pessoal, cada estudante recebeu um e-mail onde o desafio era pensar e realizar uma atividade a partir de “recortes digitais” onde cada um deveria fazer uma colagem, utilizando materiais da internet, para responder às seguintes questões: “Como é ser gente grande hoje? ” e “Como me vejo no mundo do trabalho após a pandemia?

O ano de 2020 foi cheio de aprendizados, principalmente sobre o cuidado que devemos ter conosco e com os demais. Pensando nisso, o Colégio Metodista Centenário está se preparando para retornar às atividades presenciais em fevereiro de 2021.