Você está aqui: Página Inicial / Quer passar no concurso ou no vestibular? Saiba como a pratica de exercícios físicos pode te ajudar

Quer passar no concurso ou no vestibular? Saiba como a pratica de exercícios físicos pode te ajudar

por tanara.cargnelutti publicado 30/03/2021 10h19, última modificação 30/03/2021 11h13

Você já deve ter ouvido ou lido em algum lugar que praticar atividade física pode auxiliar na preparação de quem estuda para exames, provas e concursos. Pois então pode acreditar, isso é fato. E com o apoio do professor de Educação Física do Colégio Centenário, Lucas Bello, hoje nós vamos lhe mostrar o porquê você precisa levantar de onde você está e mexer o corpo!

Não é novidade que fazer exercícios traz inúmeros benefícios para a saúde, corporal e mental. Desta forma, a atividade física regular também pode melhorar o seu desempenho nos estudos. Embora para muitos estudantes seja difícil conciliar o período de aprender com o momento do esporte e lazer, esse esforço vale a pena e pode colaborar para você alcançar o resultado que almeja.

O professor confirma que praticar atividades físicas regularmente contribui para a preparação física e mental de quem participa de processos seletivos. “O primeiro grande benefício é, sem dúvida, a manutenção da saúde. Porém, para o caso específico de um estudante vai muito além. Os exercícios aumentam a capacidade de memória, melhoram a concentração e preparam o corpo para a maratona de longas provas”, explica.

Outra vantagem apontada é a melhoria do bem-estar. O período pré-prova é naturalmente estressante e um verdadeiro teste de força de vontade. Para isso, é recomendado, sobretudo, os exercícios aeróbicos, uma vez que estes desencadeiam a liberação de substâncias que melhoram a sensação de bem-estar, além de diminuírem o estresse, melhorarem a qualidade do sono e auxiliarem no controle da ansiedade antes das provas.

Além disso, segundo o professor, o momento do exercício físico também pode ser utilizado para exercitar a memorização. Para muitos estudantes, o tempo de caminhada ou natação, por exemplo, é aproveitado para esforçar-se e “lembrar de cabeça” fórmulas importantes, nomes das aulas de biologia ou qualquer outro conceito que necessite a famosa “decoreba”. “Este exercício mental auxilia significativamente na memorização, pois exercita o cérebro e ajuda a criar novas conexões entre conceitos e ambientes. Por exemplo, o estudante correlaciona determinada fórmula matemática com certo trecho da pista de caminhada, o que facilitará significativamente na hora das provas”, esclarece.

Seja qual for o exercício, simples ou não, em casa ou ao ar livre, o importante é se mexer! Acredite, a inclusão de atividades físicas na sua agenda preparatória aumentará e muito o seu desempenho durante as provas, trazendo mais motivação e bem-estar e ainda lhe ajudando a memorizar aqueles conceitos mais importantes.  Levante da cadeira, do sofá, saia do computador ou do celular e tire um tempo para cuidar de você!

Assessoria de imprensa