Recado ao que educa - Dia dos Professores/as - 2021
Ensine a criança... Provérbios 22:6
O desafio de buscar o ideal para o exercício da profissão que é considerada a precursora de todas as outras é uma grande responsabilidade, assim como encorajar e motivar o diálogo com outras ciências e novos saberes, a fim de atualizar e dinamizar o ensino.
A arte de educar exige formação continuada e multiplicação do conhecimento, porque para ensinar é necessário primeiro aprender e vice-versa. "Feliz aquele que aprende aquilo que ensina", afirmava Cora Coralina.
O/A Professor/a precisa exercitar a generosidade para propagar seu conhecimento e investir em capacitação de diversas formas: financeira, emocional, espiritual e acadêmica; adquirir um saber que vai além do conteúdo e que se compromete em suas funções educacionais de "Conteúdos e Habilidades”, teoria e prática que desembocam na formação do cidadão.
Ensinar sobre convivência, respeito ao próximo, vida. O compromisso do bem viver para todos/as.
Ser Educador é uma missão!
No atual cenário de pandemia, o aprendizado teve forçosamente que se reinventar, o novo se estabeleceu como única opção para exercitar a tarefa árdua, porém sublime, de educar.
Foi preciso inovar para interagir com os alunos num papel de protagonista do ensino e orientador do aprendizado à distância, fatores que contribuíram para o docente aprimorar seu aprendizado. Linhas pedagógicas como as de Paulo Freire e Maria Montessori anteciparam o protagonismo de educar o cidadão para a vida.
"Num futuro próximo, teremos as máquinas fazendo muitas atividades, que acabarão com muitas profissões. O que vai sobrar para ensinar será aquilo que as máquinas não conseguiram (...) que é sentir afeto, ser subjetivo, espirituoso, contemplativo. Educar para ser humano." Estela Renner
O ensino deve sinalizar valores como sensibilidade, empatia e criatividade, com objetivo de multiplicar esperança e solidariedade num mundo sustentável.
Educadores/as que se dediquem a ‘reencantar’ a educação para que futuras gerações sobrevivam ao preconceito, à violência e ao empobrecimento, introduzindo no currículo a Educação Financeira à luz da Bíblia e sendo assim multiplicadores de boas sementes, sabedoria e amor.
Que Deus lhes inspire!
Pastora Sônia Rosa Faria - Pastoral Universitária Izabela Hendrix
Sugestão de leitura
Livro: ASSMAN HUGO. Metáforas novas para reencantar a educação, epistemologia e didática. Editora UNIMEP, 1962 2ª ed. 1998; " A dimensão estética do conhecimento; A aprendizagem como experiência da Beleza". in: Comunicações, Caderno do Programa de Pós-Graduação em Educação, UNIMEP. ano 6. n 2. nov./1999. p. 29-41